Foi oficialmente inaugurado nesta segunda-feira, 11 de janeiro, o CEOV (Centro de Excelência Oncológica do Vale), na avenida Peixoto de Castro, junto à CRL (Clínica Radiológica Lorena) e com interligação também para o Hospital Unimed. É um serviço compartilhado das Unimeds de Lorena, Guaratinguetá e Cruzeiro, através da Unimed Intrafederativa. (Fotos da solenidade no álbum: http://olorenense.com.br/album/inauguracao-do-ceov-da-unimed-centro-de-excelencia-em-oncologia-do-vale-11-de-janeiro-de-2015/)
Oncologista dr. Álvaro com os presidentes das 3 Unimeds (dra. Maria Aparecida é a de Lorena)
Segundo o oncologista responsável pelo Centro, dr. Álvaro Peres Neto, o CEOV tem capacidade para atender a demanda da região e Vale Histórico. Nesta terça-feira, dia 12, os atendimentos já começaram, para conveniados e pacientes particulares.
O Centro de Oncologia conta com sala de aplicação (de quimioterápicos) com oito poltronas e dois leitos (para pacientes mais debilitados); atendimento ambulatorial; e contará com equipe multiprofssional especializada em oncologia: médicos, enfermeiros, nutricionista, farmacêutico, psicólogo e assistente social. O responsável técnico pelo CEOV é o dr. Urias de Paula Filho.
No CEOV, dr. Álvaro vai atender os pacientes que já chegam encaminhados por seus médicos, com diagnósticos confirmados ou suspeitos de câncer. A partir daí, o oncologista vai determinar se são necessários mais exames e qual o tratamento adequado para cada caso. “Atualmente, temos uma demanda de pacientes com câncer que precisam se deslocar para outras cidades, muitas vezes com viagens longas, para um tratamento completo. Então, o CEOV vem para ser um diferencial na região”.
Mais humanidade e dignidade no tratamento
O fato de não terem que se deslocar grandes distâncias para o tratamento vai proporcionar mais conforto a centenas – talvez milhares – de pacientes de Lorena e região. Porém, há uma coisa mais importante que isso, e o dr. Álvaro Peres Neto garante que o Centro de Oncologia da Unimed oferecerá: humanidade e dignidade, tão essenciais aos pacientes e seus familiares, principalmente diante de diagnósticos tão difíceis de enfrentar quanto o câncer.
UTI Unimed inaugurada em 2015
Outra grande conquista recente da Unimed de Lorena foi a inauguração da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Unimed da cidade, no dia 15 de outubro do ano passado. Foram três anos de obras e um investimento de R$ 2 milhões, para colocar dez leitos à disposição dos conveniados, sendo um deles para casos em que é necessário isolamento.
Apesar de ser apenas para atendimento a conveniados e pacientes particulares, a inauguração da UTI e do CEOV são importantes conquistas para Lorena e região. Em época que se tem notícia de grandes cooperativas médicas que não conseguem se sustentar e acabam falindo, são grupos de médicos da região que vêm se fortalecendo, visando melhor atender seus pacientes.
Além disso, cabe destacar que a quantidade de leitos em Unidades de Terapia Intensiva em todo o País é insuficiente para atender às demandas. Milhares de pessoas morrem, todos os anos, à espera de uma vaga.
Em Lorena, especificamente, antes da UTI da Unimed, a população só tinha à disposição os dez leitos na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Lorena, para atendimento SUS (Sistema Único de Saúde), particulares e de convênios. Some-se a isso que a Santa Casa atende pessoas também de cidades vizinhas, como Canas, Piquete e Cachoeira Paulista. E os conveniados Unimed que precisavam deste tipo de atendimento também tinham que aguardar vaga; e a operadora de saúde sempre teve altos custos com este tipo de internação, pela complexidade que exige. Agora, são mais dez leitos disponíveis para os milhares de conveniados Unimed, liberando ainda mais vagas na Santa Casa, para o atendimento via SUS.
Quanto ao Centro de Oncologia, torna-se evidente sua importância diante do número crescente de diagnósticos positivos de câncer, ano após ano. De acordo com as estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2016, serão registrados 596.070 novos casos de câncer no Brasil.
Pele, próstata e mama serão os cânceres mais incidentes. Entre os homens, são esperados 295.200 novos casos, e entre as mulheres, 300.870.
O tipo de câncer mais incidente em ambos os sexos será o de pele não melanoma (175.760 casos novos a cada ano, sendo 80.850 em homens e 94.910 em mulheres), que corresponde a 29% do total estimado. Depois desse, para os homens, os cânceres mais incidentes serão os de próstata (61.200 novos casos/ano), pulmão (17.330), cólon e reto (16.660), estômago (12.920), cavidade oral (11.140), esôfago (7.950), bexiga (7.200), laringe (6.360) e leucemias (5.540). Entre as mulheres, as maiores incidências serão de cânceres de mama (57.960), cólon e reto (17.620), colo do útero (16.340), pulmão (10.860), estômago (7.600), corpo do útero (6.950), ovário (6.150), glândula tireoide (5.870) e linfoma não-Hodgkin (5.030).
CEOV, junto à Clínica Radiológica Lorena, na av. Peixoto de Castro
Nesta segunda-feira (4), a Secretaria de Educação iniciou a 5ª Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino. A primeira escola a realizar o evento foi a EM Prof. Climério […]
Recebemos essas fotos do nosso amigo Flávio, um lorenense apaixonado por fotografias, e não poderíamos deixar de compartilhar. Esses registros foram feitos em novembro de 2023, no Clube Comercial de […]
Hoje, o convite é para você contribuir para levar os alunos do cursinho gratuito Marie Curie ao Museu Catavento, em São Paulo. Uma experiência que vai contribuir muito na vida […]
Na próxima terça-feira, 5 de novembro, a Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Governança Digital, fará o lançamento oficial do aplicativo Sipp Cidade no município, destinado à solicitação […]
No último sábado, 26 de outubro, o Teatro São Joaquim recebeu o público como se fosse um evento de Hollywood. A Cia. Tuti Belly Stars e alunas do Projeto da […]
Na terça-feira, 29 de outubro, a Secretaria de Educação apresentou o Musical Connection Faces, em celebração à rica identidade cultural da cidade. O espetáculo teve início às 18h, no Teatro […]
Ampliando o atendimento aos portadores de autismo em Lorena, a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) está construindo um Centro de Autismo que deve consolidar a cidade como […]