• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Geral

Furacão e tornado: qual a diferença?

26/01/2016

Entenda mais sobre cada um desses fenômenos meteorológicos

Na natureza, existem diferentes fenômenos resultantes das ações dos ventos, das variações da temperatura, da umidade, do clima e de muitos outros fatores. Os tornados e furacões, assim como outros fenômenos meteorológicos, despertam o interesse, a curiosidade e até a imaginação das pessoas. Mas você sabe qual é a diferença entre eles?

Tornado é uma coluna giratória e violenta de ar, originada de nuvens de tempestade tipo Cumulonimbus, que atinge a superfície. Um tornado, raramente, dura mais do que uma hora e possui formato de um funil, diminuindo sua largura quanto mais próximo ele estiver da superfície. É classificado numa escala de 0 a 5, de acordo com a força dos ventos, chamada escala Fujita. Tornados já foram observados em todos os continentes, exceto na Antártica. O Estados Unidos é o país com a maior incidência de tornados em todo o mundo, onde ocorrem cerca de 70% dos tornados do mundo.

A velocidade dos ventos associados aos tornados são de, no mínimo, 177km/h e eles possuem um diâmetro de, aproximadamente, 100m. Ou seja, tornados são muito menores do que furacões, já que o diâmetro dos furacões pode ser maior que 100km e com ventos contínuos de 118 km/h ou mais. Um tornado pode ser aproximadamente 1000 vezes menor do que um furacão.

Já o furacão é um tipo específico de ciclone, caracterizado pela formação de um sistema de baixa pressão. Normalmente, em seu centro, há uma região sem nuvens e com ventos calmos, chamada de olho do furacão, assim desmistificando a ideia de que o olho do furacão é a pior parte dele. Este fenômeno também é responsável pelo transporte do calor da região equatorial para as latitudes mais altas do planeta. Assim como os tornados, também é classificado numa escala, mas de 1 a 5, e de acordo com a força dos ventos. Esta escala é denominada Saffir-Simpson.

O furacão refere-se aos ciclones tropicais que ocorrem no golfo do México, golfo da Califórnia, Atlântico Norte e já é usado para referir-se a ciclones tropicais que ocorrem no Atlântico Sul também (como foi o caso do Furacão Catarina). Outro sinônimo para furacão ou ciclone tropical é a palavra tufão, que normalmente designa os ciclones tropicais que ocorrem na região da Indonésia, sul do Japão e Filipinas (todo o Noroeste do Pacífico).

Para finalizar, uma dica: os tornados e furacões costumam ser diferenciados pela seguinte característica: um tornado pode ser percebido inteiramente a olho nu, enquanto os furacões são grandes demais para isso. Além do mais, o primeiro forma-se geralmente em terra e, o segundo, sobre os oceanos. Já quando os tornados se formam na água, eles passam a ser chamados de trombas d’água.

As informações são da Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental, de São José dos Campos, empresa brasileira que atua no âmbito nacional no desenvolvimento e fabricação de equipamentos de monitoramento automático, principalmente nas áreas de Meteorologia, Hidrologia e Agrometeorologia. Conheça mais sobre a Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental acessando o site http://www.squitter.com.br.

MAIS LIDAS