Com o apoio da Fatea (Faculdades Integradas Teresa D’Ávila), o Observatório Juventudes de Lorena viajou a Brasília para participar da 3a Conferência Nacional da Juventude. O encontro proporcionou a oportunidade de propor a ampliação e criação de novos Observatórios, dentre outros projetos que serão inseridos no plano de trabalho para a juventude brasileira.
Com o intuito de apresentar projetos e estudos voltados para a área da juventude, os componentes do Observatório Juventudes propuseram a implantação de observatórios nos municípios e estados do País, a fim de estimular o acompanhamento do universo juvenil, disponibilizando também um espaço para que os mesmo desenvolvam “voz ativa” em busca de seus direitos.
Gustavo Alves, aluno de Administração da Fatea e integrante do Observatório, foi selecionado por meio de eleição para representar e apresentar os estudos feitos pela região. Para ele, o próximo passo necessário para a juventude brasileira é acompanhar a aplicação destes planos e participar ativamente das ações desenvolvidas pela Secretaria de Juventude da União.
A Conferência foi dividida em 4 partes: Municipal, Regional, Estadual e Nacional. Lorena contou, na etapa Municipal, com a participação de cerca de 200 jovens; destes, 12 foram eleitos para representarem-na na etapa Regional. Os eleitos estiveram também presentes na Conferência Estadual de Juventudes, em Atibaia. O Observatório entra como grande articulador e apoiador destas lutas da juventude, realizando todo um trabalho de organização, instrução e formação de jovens.
“Voltamos amadurecidos politicamente e estamos preparados para provar que a juventude pode ser vanguardista da mudança política”, afirmou Gustavo. Em Lorena, as ações para este ano incluem a realização do Conselho da Juventude e a elaboração de Políticas Públicas.
Estiveram presentes na 3a Conferência Nacional personalidades como o ex-presidente e atual senador do Uruguai, Pepe Mujica, juntamente sua esposa e também senadora, Lucía Topolansky; o teólogo e professor universitário Leonardo Boff e o secretário de Juventude Gabriel Medina.
Juntamente com Gustavo, representaram Lorena Gilsi Rodrigues, Vinicíos Pereira, Jacqueline Alves (de Pindamonhangaba), Bruna (de Cruzeiro) e Joyce (de Silveiras).
Aos que quiserem participar, o Observatório Juventudes tem seu espaço dentro da Fatea e está aberto das 13h30 às 18h. Mais informações em (12) 2124 2872.
Confira as fotos:
Da esquerda para a direita, em pé: Jaqueline Alves (de Pinda), Iago Ervanovite (de Lorena), Gilsi Rodrigues (de Lorena), Luiza Lima (de Caraguatatuba), Bruna Freitas (de Cruzeiro), Milena Costa (de Oiapoque – Amapá), Vinícios Pereira (de Lorena) e Helton (de Caraguatatuba).
Da esquerda para a direita, agachados: Paulo Eduardo (de Guaratinguetá), Gustavo R. Alves (de Lorena), Felipe (de Ilhabela) e Joyce Souza (de Silveiras)
Gustavo Alves e Gabriel Medina (secretário da Secretaria Nacional de Juventude)
Felipe (Ilhabela), Gustavo Rodrigues Alves (Lorena), Bruna Freitas (Cruzeiro), Kâhu Pataxó (Tribo Pataxó), Gilsi Rodrigues (Lorena) e Jaqueline Alves (Pinda)
Na próxima terça-feira, 5 de novembro, a Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Governança Digital, fará o lançamento oficial do aplicativo Sipp Cidade no município, destinado à solicitação […]
No último sábado, 26 de outubro, o Teatro São Joaquim recebeu o público como se fosse um evento de Hollywood. A Cia. Tuti Belly Stars e alunas do Projeto da […]
Na terça-feira, 29 de outubro, a Secretaria de Educação apresentou o Musical Connection Faces, em celebração à rica identidade cultural da cidade. O espetáculo teve início às 18h, no Teatro […]
Ampliando o atendimento aos portadores de autismo em Lorena, a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) está construindo um Centro de Autismo que deve consolidar a cidade como […]
O horário das detonações de rochas na Serra das Araras foi alterado a partir desta semana, segundo a CCR RipSP. Nos dias 10, 11 e 12, respectivamente terça, quarta e […]
A queda dos índices criminais na região é resultado do reforço de efetivo, integração policial e uso da tecnologia, afirmou o secretário da Segurança Pública do Estado de SP, Guilherme […]
O mercado de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil enfrenta um grande desafio atualmente, que é a escassez crescente de profissionais qualificados. De acordo com relatório da Google for Startups, […]