• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Geral

Deslizamentos e a meteorologia

08/04/2016

Entenda a relevância da meteorologia para prevenção de deslizamentos

Existem diversos fenômenos da natureza que afetam diretamente a população, tais como inundações, enchentes, ventanias, furacões, tornados, e deslizamentos de terra. Esse último é provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de encostas. Geralmente, o fenômeno ocorre em áreas de relevo acidentado, de onde foram retiradas a cobertura vegetal original. Isso acontece porque essa cobertura original é responsável pela consistência do solo e ainda impede, através das raízes, o escoamento da água.

Em condições meteorológicas normais no Brasil, o verão tende a ser um período mais chuvoso, e, consequentemente, as encostas tornam-se mais propensas ao risco de deslizamento de terra. Tal fenômeno causa inúmeros problemas imediatos para a população em geral, e também para o meio ambiente. Esse fato agravante aparece de forma mais evidente nos morros, onde os terrenos são continuamente mais inclinados.

A meteorologia atua na previsão do tempo e, com isso, tende a minimizar os danos causados por diversos fenômenos. Através do monitoramento de acumulados significativos de chuva, é possível obter níveis de probabilidade de escorregamento. Deste modo, a meteorologia intervém como forma de alertar sobre possíveis desastres, neste caso, por conta de deslizamentos.

Um exemplo de deslizamento com graves consequências foi o de 2011, no qual a região serrana do Rio de Janeiro sofreu com a maior tragédia da história do Brasil. O número de vítimas fatais ficou em torno de 500 pessoas. A tragédia foi causada pela combinação das fortes chuvas com as condições do relevo da região, o que provocou o pior deslizamento registrado no país. Essa situação foi agravada devido à ocupação irregular da população.

Os escorregamentos em áreas de encostas são agravados pela ocupação e ação humana. Nos últimos anos, os deslizamentos em encostas e morros urbanos vem acontecendo com bastante frequência. Isto se deve, principalmente, devido ao crescimento desordenado das cidades, com a ocupação de novas áreas de risco. Muitas cidades, em sua expansão, avançam para terrenos mais inclinados e instáveis.

O período de ocorrência dos deslizamentos anda lado a lado com o período das chuvas intensas e prolongadas. Logo, o monitoramento dos dados meteorológicos e a previsão do tempo são primordiais para advertir sobre o fenômeno em questão, evidenciando a importância de centros de sistema de monitoramento meteorológico regionais.

Fonte: Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental

MAIS LIDAS