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Marketing digital para driblar a crise

14/04/2016

Especialista dá dicas de como utilizar as redes sociais a favor do seu negócio

Diante do cenário econômico brasileiro, muitos empresários se questionam sobre o papel do marketing digital e da comunicação em época de recessão. Para muitos, a ação mais inteligente é reduzir os gastos do setor para conter os recursos financeiros.

O que esses empresários não enxergam, segundo a docente da área de comunicação e arte do Senac São José dos Campos, Juliana Guratti Flausino, é que o investimento em estratégias de marketing, seja online ou off-line, é o único caminho para manter a marca no mercado, garantir a concorrência, e tornar-se visível aos novos clientes.

“Cortar os investimentos em comunicação e marketing traz a sensação ilusória e momentânea de que a empresa está economizando, porém os frutos colhidos ao longo da crise podem ser ainda piores. Deixar de comunicar é abrir espaço para a perda de clientes que já foram fidelizados, além de inibir o conhecimento de novos clientes”, conta.

O marketing digital tem sido um grande aliado das empresas que não abandonaram as estratégias de comunicação com a crise e tornou a Internet uma ferramenta quase que indispensável para manter o contato com o consumidor final. “Hoje, quem não está online, está invisível”, lembra Juliana.

As redes sociais, como Facebook, Instagram, Snapchat, Youtube, entre outros, tornaram-se grandes canais de publicidade, um dos principais meios de ter contato direto com o cliente e até mesmo ferramentas para analisar a concorrência. “É indispensável que eu, como marca, esteja onde meu público está, inclusive, e, principalmente, nas redes sociais”, considera.

Mas como em todo trabalho, a atuação nas redes sociais também requer um planejamento. De acordo com a especialista, gerir uma página de uma marca no Facebook é bem diferente de administrar sua própria conta na rede. “Observo que as pequenas marcas/empresas ainda pecam na atuação nas redes sociais, principalmente as mais regionais. É preciso profissionalização para lidar com o trabalho. Gerenciar marcas em redes sociais tem mais a ver com a comunicação correta e bem direcionada, do que com grandes investimentos”, revela.

Confira algumas dicas para não errar no gerenciamento das redes sociais:

• Mantenha a essência
O conteúdo deve expressar a cultura e as vivências da empresa no segmento de atuação. A adequação de uma linguagem e formato de resposta ao público é fundamental.

• Esteja presente
Foque naquelas que estão mais próximas do seu público e nas quais você se manterá realmente presente. O perfil deve estar sempre atualizado com informações claras sobre a empresa e levando conteúdo relevante (tendências, novidades e promoções).

• Inove
Se uma empresa está fazendo certo na rede social, use-a como inspiração, mas crie sua própria estratégia. Nem sempre a linguagem utilizada pelos concorrentes vai funcionar com o seu público. Seja criativo e tente prever o que os seus fãs estão mais interessados.

• Facilite
As redes sociais aproximam o público da marca. Ter agilidade na hora de responder aos questionamentos do seu consumidor é essencial. Outra dica é estudar o horário que seu consumidor está online. Estruture os posts para que eles encontrem as informações que procuram e priorize conteúdos que promovam a interação e o engajamento do público, como, por exemplo, vídeos, imagens divertidas, enquetes e promoções.
Profissionalização

Apesar das incertezas políticas e econômicas vividas no Brasil nos últimos meses, uma boa notícia para o mercado publicitário: há previsão de crescimento para o setor de 4,5% este ano, segundo previsões do World Advertising Research Center.

Com essa notícia, quem pretende investir na carreira de comunicação pode comemorar. “Todo crescimento traz a necessidade de profissionais técnicos qualificados”, conta Juliana. Apesar da grande concorrência, é possível se destacar dos demais. Para a especialista, o profissional de comunicação precisa ter uma postura proativa em relação ao mercado, antevendo soluções que estejam de acordo com as necessidades dos clientes. “Este é um bom pré-requisito para se destacar na área de comunicação e marketing”, finaliza.

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