Mariana Prado, 32 anos, quase teve seu sonho de se tornar nutricionista interrompido. Aos 21, enquanto cursava a graduação, sua visão ficou muito comprometida devido a uma retinose pigmentar já diagnosticada anteriormente. Trancou a matrícula na universidade e encarou com empenho o seu processo de reabilitação. Conseguiu, em apenas sete meses, ser alfabetizada pela segunda vez, agora utilizando-se do sistema Braille para ler e escrever. Pouco depois também já dominava a tecnologia assistiva e passou a usar o computador com leitores de tela para acessar a internet, digitar textos e ler documentos.
Moradora da cidade de Cachoeira Paulista, Mariana é uma entre as diversas histórias de sucesso e de protagonismo da pessoa com deficiência aqui no Vale do Paraíba e hoje comemora o fato de ter conquistado um espaço no mercado de trabalho local. Além de ter concluído o curso de nutrição, ela já fez uma especialização na área e já atua há cinco anos, dividindo seu tempo entre um consultório particular, um asilo e um hospital. “Ainda existe muita dificuldade em aceitar pessoas com deficiência como funcionários. Tive muita insegurança no início, medo de ser rejeitada ou de não ser capaz de exercer a profissão escolhida”, disse a nutricionista que se considera muito feliz com sua profissão.
Hoje ela apenas consegue distinguir o dia da noite e poucas luzes artificiais. Considera que o aprendizado do Braille tenha sido essencial para sua vida, pois identifica com facilidade os rótulos de medicamentos, produtos de beleza, botões de elevadores para a localização dos andares, entre outros. A respeito da tecnologia assistiva, a nutricionista a define como indispensável ao exercício de sua profissão, por ter conquistado autonomia e independência. “Meu computador é meu maior companheiro, nele tenho todos os dados que preciso, e nele faço tudo que necessito desde dieta para os pacientes até cardápios no asilo onde trabalho”, explicou.
Além do computador, Mariana também usa uma calculadora e uma balança falantes. Precisou também adaptar uma fita métrica colocando straz em cada centímetro e uma outra balança mecânica fazendo traços com marcações em relevo nos gramas e na régua de altura. No seu consultório, para driblar o possível espanto dos pacientes, ela os informa sobre sua deficiência visual logo que marcam a consulta e recebe relatos positivos sobre seu trabalho. No hospital ela é acompanhada por um funcionário e revela que num primeiro contato os pacientes não entendem o fato, mas depois até conversam sobre sua situação, deixando tudo mais descontraído. Já no asilo também é acompanhada por uma enfermeira e os idosos a recebem com muita naturalidade.
Para concluir, a nutricionista alegra-se por pessoas com deficiência estarem comprovando que tem potencial para o estudo e para o trabalho, se forem oferecidos recursos e acessibilidade para o desenvolvimento de suas habilidades. Acredita que a deficiência visual ainda assusta muita gente e o preconceito seja frequente. “Algumas deficiências aparecem no físico, outras são guardadas na alma, mas devemos aprender no convívio a lidarmos com as diferenças e na tentativa do melhor buscarmos a cura para as nossas atitudes”, completou Mariana.
Luciane Molina é pedagoga, braillista e pessoa com deficiência visual. Possui pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e em Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade pela Unifei (Universidade Federal de Itajubá). Sua trajetória profissional inclui trabalhos com educação inclusiva, ensino do sistema Braille, da tecnologia assistiva, do soroban e demais recursos para pessoas cegas ou com baixa visão, além de atuar desde 2006 com formação de professores. Foi vencedora do IV Prêmio Sentidos, em 2011, e do IV Ações Inclusivas, em 2014, ambos pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPCD-SP). Também é palestrante e co-autora do livro Educação Digital: a tecnologia a favor da inclusão. Atualmente, integra a equipe técnica da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguatatuba (SEPEDI), com ações voltadas para a comunicação inclusiva, políticas públicas para pessoas com deficiência visual e Núcleo de Apoio às Deficiências Sensoriais.
Sou adepta a experiências novas, desafios que sempre nos encorajam a compreender que somos os responsáveis pelas conquistas que almejamos. Minha dedicação com educação inclusiva vai muito além do que […]
A assinatura é definida como uma marca gráfica individual escrita com a intenção de conferir valor e autenticidade de um documento ou manifestar concordância. Através do desenho, é possível identificar […]
Decidi republicar esse texto, de minha autoria, originalmente postado em 5 de setembro de 2014 no blog Guia Inclusivo, porque ele continua muito atual no cenário valeparaibano. Durante uma ida […]
Quem nunca sentou num banco de praça para contemplar uma paisagem, estreitar amizades ou simplesmente ler um jornal? No Brasil, as tradicionais praças são espaços públicos que propiciam convivência e […]
Campanhas para reforçar o uso adequado das vagas de estacionamento de veículos exclusivas reservadas para pessoas com deficiência têm se intensificado Brasil afora. A multa moral, por exemplo, é uma […]
Um acenar com as mãos, um olhar, um sorriso em silêncio, nada disso está ao nosso alcance se não tiver um complemento que faça sentido. Absolutamente não dependemos da visão […]
A grande sensação do momento é o ‘selfie’, uma espécie de autorretrato que tomou conta da internet e das redes sociais. A inclusão do verbete no respeitabilíssimo dicionário Oxford, o […]