… e a sugestão do desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima (Belo Horizonte/MG) – publicada no Painel do Leitor – Folha de São Paulo, em 2014
Assalto a estudantes, assaltos na avenida Peixoto de Castro, roubos em série no centro da cidade em plena luz do dia, assaltos no comércio, assaltos no interior de coletivos. Assaltos, assaltos e mais assaltos… A escalada da violência é gritante em toda nossa cidade, ou melhor, país afora.
No rastro dessa violência, da recente ocorrência envolvendo uma criança de 10 anos em São Paulo e do depoimento da colega colunista desse Portal, Maria Luiza Reis (http://olorenense.com.br/2016/06/01/cada-vez-mais-a-violencia-nos-assusta/), deixo um texto escrito em 2014 na Folha de São Paulo, coluna Painel do Leitor, pelo desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, para que todos façam uma reflexão.
Em outra oportunidade, já escrevi sobre a inversão de valores que caminha a passos largos em nosso país. Não sei ao certo o que bem acontece, uma vez que há inúmeros benefícios sociais e nós, como sociedade, não conseguimos impedir episódios como o dessa criança em São Paulo. E o pior de tudo isso é ver a mídia apenas bater na tecla da atuação policial e se esquecer, assim como os integrantes dos Direitos Humanos, de analisarem o porquê se está perdendo, cada vez mais cedo, com menos idade, nossos jovens para o mundo do crime.
Folha de São Paulo – Painel do Leitor -10/1/14
Desembargador critica defensores dos direitos humanos
“Tenho uma sugestão ao professor Paulo Sérgio Pinheiro, ao jornalista Jânio de Freitas, à Ministra Maria do Rosário e a outros tantos admiráveis defensores dos direitos humanos no Brasil. Criemos o programa social “Adote um Preso”. Cada cidadão aderente levaria para casa um preso carente de direitos humanos. Os benfeitores ficariam de bem com suas consciências e ajudariam, filantropicamente, a solucionar o problema carcerário do país. “Sem desconto no Imposto de Renda”.
Folha de São Paulo – Painel do Leitor – 17/1/2014
Desembargador esclarece pontos de carta anterior
“A constituição endereça garantia a todos, inclusive o direito à livre manifestação do pensamento.
Minha experiência como juiz em Minas Gerais foi de total desamparo na resolução de problemas relativos a presos e menores infratores.
Tinha de me virar sozinho e pedir apoio inusitado a religiosos e a outros poucos abnegados. Por isso sou cético sobre discursos de defensores dos “direitos humanos só para criminosos”. Não concordo com todas as posições de Janio Freitas, Marina, Eduardo etc., “Poder, 14/01, embora o respeite por sua coragem e integridade”. Sobre esse assunto discordaremos sempre.
Desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima (Belo Horizonte, MG) sugere criação do programa “Adote um preso”
15 de fevereiro de 2014 às 10:43
“Adote um preso
Quando eu era juiz da infância e juventude em Montes Claros, norte de Minas Gerais, em 1993, não existia instituição adequada para acolher menores infratores. Havia uma quadrilha de três adolescentes praticando reiterados assaltos. A polícia prendia, eu tinha de soltá-los. Depois da enésima reincidência, valendo-me de um precedente do Superior Tribunal de Justiça, determinei o recolhimento dos ‘pequenos’ assaltantes à cadeia pública, em cela separada dos presos maiores.
Recebi a visita de uma comitiva de defensores dos direitos humanos (por coincidência, três militantes). Exigiam que eu liberasse os menores. Neguei. Ameaçaram denunciar-me à imprensa nacional, à corregedoria de justiça e até à ONU. Eu retruquei para não irem tão longe, tinha solução.
Chamei o escrivão e ordenei a lavratura de três termos de guarda: cada qual levaria um dos menores preso para casa, com toda a responsabilidade delegada pelo juiz.
Pernas para que te quero! Mal se despediram e saíram correndo do Fórum. Não me denunciaram à entidade alguma, não ficaram com os menores, não me ‘honraram’ mais com suas visitas e… os menores ficaram presos.
É assim que funciona a ‘esquerda caviar’”.
Lorenense, formado em Engenharia Química em 1995, pela então Faenquil, hoje EEL-USP (Escola de Engenharia de Lorena, da Universidade de São Paulo), é casado com Joice e possui dois filhos, João Vítor e Gabriel. Desde sua formação, atuou em grandes empresas do ramo alimentício; dentre elas, a Pullman Alimentos (Pão Pullman, como é conhecida), hoje Bimbo do Brasil.
Há alguns anos, buscou a realização de um sonho antigo e transformou-se em Investigador de Polícia da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Atualmente, atua na Divisão de Homicídios do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) da cidade de São Paulo-SP.
E como aceitar desafios e ajudar ao próximo é sempre seu objetivo, com ele estaremos “Falando sério”.
“O sucesso nasce do querer. Sempre que o homem aplicar a determinação e a persistência para um objetivo, ele vencerá os obstáculos, e se não atingir o alvo, pelo menos se orgulhará de ter tentado”. (José de Alencar)
Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete it, then start writing!
Getting the Best Write an Essay for Me The Chronicles of Write an Essay for Me School essay writing companies are all offered throughout the web, but at meld investigation […]
Things You Should Know About Assignment Helper The Good, the Bad and Assignment Helper If you’re contemplating difficulties in completing pc community assignmentsand you’re unable to do it. Implementing the […]
Get the Scoop on Writing a Paper Before You’re Too Late It is normal to get a good friend or relative to consult you something about the positioning where you […]
What Everybody Dislikes About College Paper Writing Service and Why The Downside Risk of College Paper Writing Service Simply turn to us if you think I must get somebody to […]
Astonishing Information About Write Research Paper Unveiled The Advantages of Write Research Paper As it’s to perform custom essays the exact first issue to know is what you actually buy. […]
What Write My Essay No Plagiarism Is – and What it Is Not However much experience you’ve got written down documents, it’s perhaps not unusual that individuals earn some mistakes […]