• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Notícias Turismo

Tempo de relaxar no Vale do Paraíba: turismo na região

23/06/2016

O inverno chegou e, com ele, as chances de chuvas no Sudeste diminuem cada vez mais. Nesta época do ano, é mais frequente dias com temperaturas amenas e sem chuva. Juntando com as férias da criançada, temos dias perfeitos para pegar um friozinho na montanha, uma cachoeira gelada ou comer chocolates e tomar cervejas artesanais e vinhos. E na região do Vale do Paraíba, é possível encontrar tudo isso!

A costa litorânea do Vale, compreendida entre a Serra do Mar e o oceano, abrange as cidades de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba. Elas apresentam diversas praias turísticas e um intenso movimento de surfistas e mergulhadores ao longo de todo o ano. Sua proximidade com o mar e, assim, a frequente entrada de ventos úmidos do oceano, marca o clima e faz com que praticamente não exista estação seca definida. Porém, no inverno, as chances de chuva diminuem um pouco e o clima mais ameno é perfeito para quem gosta de praticar trekking e diversas atrações marítimas e gastronômicas.

67072

Foto: Divulgação

Caraguatatuba

Caraguatatuba

Ubatuba

Ubatuba

Rodeadas por montanhas e localizadas na Serra do Mantiqueira, as cidades de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Monteiro Lobato e Santo Antônio do Pinhal têm fama de serem uns dos melhores destinos de inverno. Campos do Jordão é a principal entre elas, com construções em estilo alpino e vários parques e atrações: fondues, chocolate, queijos e vinhos são opções gastronômicas perfeitas da cidade, que possui também uma “night” badalada!

c63222c448300861262a734b3186904f-540x405
Foto: http://escoladeredes.net/

São Bento do Sapucaí

São Bento do Sapucaí

A meteorologista Juliana Hermsdorff, da Squitter, explica que por estar em uma altitude mais elevada, esse município quase sempre registra as temperaturas mínimas no Vale do Paraíba, que ocorre devido ao aquecimento do Sol. Um grande percentual do calor emitido por ele é absorvido pela parte sólida da Terra, antes de ser repassado para a atmosfera. Como o ar é um mau condutor de calor, a temperatura vai caindo conforme nos afastamos do nível do mar. Neste fim de outono de 2016, foi registrado a temperatura de -1,5°C nesta cidade.

Leve bastante agasalho porque as geadas são comuns em todas as cidades perto da Serra da Mantiqueira. Para os mais radicais e/ou apaixonados pela natureza, Santo Antônio do Pinhal possui belas cachoeiras e uma flora incrível, com as famosas orquídeas. Lá tem espaço para piqueniques, poços para banhos, e estruturas de rapel.

006

Já nas áreas menos elevadas do Vale do Paraíba, entre a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira, podemos encontrar diversas cidades interessantes para um passeio, pois possuem chuvas menos intensas ao longo do ano. Entre elas, temos a cidade de Aparecida. Para quem quer aproveitar as férias e buscar paz e fé, ela é perfeita. Abriga o maior santuário do mundo dedicado à Nossa Senhora Aparecida e possui atrações como Caminho da Fé, onde, em alguns dias, turistas atravessam vilarejos, bosques e trilhas. No inverno, é comum nesta cidade e em suas redondezas, a ocorrência de nevoeiros e/ou névoas, devido a esta região possuir menor altitude. “O ar frio e úmido da noite/madrugada é mais pesado que o ar quente e desce das montanhas para regiões mais baixas. Este ar, com vapor d’água, se condensa e assim forma o nevoeiro”, explica Juliana.

Vista panorâmica de Aparecida

Vista panorâmica de Aparecida

Assim, não deixe o friozinho desanimar! Aproveite o melhor do clima do Vale do Paraíba para estar mais perto da natureza, para explorar novos lugares, conhecer novas pessoas e relaxar!

Fonte: Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental

MAIS LIDAS