Saiba por que é importante estar presente no ambiente online para alavancar suas vendas e fortalecer sua marca
Nos dias atuais, é praticamente impossível que uma empresa seja conhecida sem que esteja na internet. Isso porque a internet chegou para mudar em definitivo as vidas das pessoas, incluindo até mesmo a forma como as pessoas se relacionam com seus consumidores.
Carlos Eduardo Silva, docente da área de gestão e negócios do Senac Taubaté e especialista em marketing de serviços, explica que, se com as mídias tradicionais o consumidor apenas recebia as informações e era estimulado ao consumo, com a internet ele se torna um produtor de informações, que concorda ou não com as informações publicitárias.
“Ele gosta, curte, compartilha, encaminha, produz fotos, áudios, blogs e vídeos a respeito do seu produto. Temos agora um cliente que até mesmo gera novos produtos a partir do seu produto, quando se torna uma celebridade virtual e uma marca própria, como os youtubers, por exemplo. Assim, é inevitável considerar que, se esse é o novo mercado e o novo consumidor, a sua empresa ou marca já está presente na internet, mesmo que ainda não exista um site, página ou perfil oficiais”, considera Carlos.
Mas por que estar na internet é tão vantajoso? “Vejo como uma forma de participação ativa. Se as informações são trabalhadas e apresentadas na internet, com ou sem a sua participação, é melhor que a participação da marca seja efetiva. Assim, ela pode coletar informações sobre o produto ou cliente, interagir com ele, descobrir novas oportunidades e ameaças e se adaptar de maneira mais eficaz a essa nova realidade”, completa.
Então, fique atento ao que é necessário ter em um site para que sua empresa realmente seja “vista”:
– Disponibilize tempo e recursos dentro de um planejamento: é o básico
– Tome cuidado com o excesso de informações, que alguns chamam de “lixo eletrônico”
– Destaca-se quem traz e produz informação digital de qualidade, e angaria mais engajamento dos usuários digitais
– É importante que o usuário tenha as informações que ele busca sobre o produto (sejam em texto, imagem, áudio ou vídeo), como adquiri-lo, dúvidas comuns já sejam respondidas (como um blog, por exemplo) e outras formas de contato com a empresa
Também fique de olho para não cometer alguns erros que podem descreditar a sua marca:
– Amadorismo. Por se tratar de um mundo novo, há muitas informações, mas baixa qualidade das mesmas
– Falta de formação: é preciso estudar sobre ética, psicologia, sociologia, atendimento ao cliente (sim, do outro lado da tela existem pessoas reais, lembre-se disso!), além do domínio técnico das ferramentas digitais, redes e mídias sociais, por exemplo
– Criatividade em baixa: como a produção de conteúdo é frequente e volumosa, repetições e plágios também são comuns, “CTRL + C e CTRL + V” que predominam
– Descontrole: por fim, falta gerenciamento e monitoramento digital, um acompanhamento dos resultados obtidos
Qualquer tipo de negócio ou empresa pode ter um site, apesar de muitos ainda não acreditarem que realmente é necessário. No entanto, Carlos destaca duas coisas que são bastante importantes quando o assunto é presença online. “Seu cliente está na internet também, e vai falar sobre o seu produto. Você quer participar desta conversa? Outra coisa é que, no ambiente online, ao ser comparado às mídias tradicionais, o investimento está entre os mais acessíveis, e com melhores índices de retorno. Então, por que não fazer?”, finaliza o especialista.
Fonte: Senac Taubaté
Com profunda tristeza, comunicamos o falecimento da querida Andrea Cristina Gonçalves, ocorrido neste domingo, 11 de fevereiro. Andrea, que tinha 54 anos, era moradora do Jardim Imperial, no bairro Olaria, […]
Os novos cipeiros da Santa Casa de Lorena (gestão 2024-2025) concluíram, nesta semana, o treinamento da Norma Regulamentadora (NR-5), que trata da formação e do funcionamento da Comissão Interna de […]
Na última sexta-feira (12), foi realizada, na DRS XVII de Taubaté, uma reunião para discussão sobre a habilitação e credenciamento da Santa Casa de Lorena como unidade de alta complexidade […]
A Catedral Nossa Senhora da Piedade vivenciará um novo capítulo em sua história e na de Lorena com a posse do novo pároco, Pe. Luiz Gustavo Uchoa, e apresentação do […]
Notícia muito triste neste início de semana. Faleceu, na madrugada desta segunda-feira, o Fernando Henrique Mayworm de Araújo, o Fernandinho ou o Godoy, como era conhecido, da Autoescola Jovem. Fernando, […]
A Santa Casa de Misericórdia de Lorena conquistou o Selo Inicial “Hospital Amigo do Idoso”, instituído pelo Governo do Estado de São Paulo para incentivar a qualificação geronto-geriátrica dos hospitais […]
A Secretaria de Manutenção e Serviços Municipais realiza a operação Cata-Treco no bairro Cidade Industrial (parte de baixo) na próxima segunda-feira, 11 de dezembro, das 8h às 16h. É importante […]