Saiba por que é importante estar presente no ambiente online para alavancar suas vendas e fortalecer sua marca
Nos dias atuais, é praticamente impossível que uma empresa seja conhecida sem que esteja na internet. Isso porque a internet chegou para mudar em definitivo as vidas das pessoas, incluindo até mesmo a forma como as pessoas se relacionam com seus consumidores.
Carlos Eduardo Silva, docente da área de gestão e negócios do Senac Taubaté e especialista em marketing de serviços, explica que, se com as mídias tradicionais o consumidor apenas recebia as informações e era estimulado ao consumo, com a internet ele se torna um produtor de informações, que concorda ou não com as informações publicitárias.
“Ele gosta, curte, compartilha, encaminha, produz fotos, áudios, blogs e vídeos a respeito do seu produto. Temos agora um cliente que até mesmo gera novos produtos a partir do seu produto, quando se torna uma celebridade virtual e uma marca própria, como os youtubers, por exemplo. Assim, é inevitável considerar que, se esse é o novo mercado e o novo consumidor, a sua empresa ou marca já está presente na internet, mesmo que ainda não exista um site, página ou perfil oficiais”, considera Carlos.
Mas por que estar na internet é tão vantajoso? “Vejo como uma forma de participação ativa. Se as informações são trabalhadas e apresentadas na internet, com ou sem a sua participação, é melhor que a participação da marca seja efetiva. Assim, ela pode coletar informações sobre o produto ou cliente, interagir com ele, descobrir novas oportunidades e ameaças e se adaptar de maneira mais eficaz a essa nova realidade”, completa.
Então, fique atento ao que é necessário ter em um site para que sua empresa realmente seja “vista”:
– Disponibilize tempo e recursos dentro de um planejamento: é o básico
– Tome cuidado com o excesso de informações, que alguns chamam de “lixo eletrônico”
– Destaca-se quem traz e produz informação digital de qualidade, e angaria mais engajamento dos usuários digitais
– É importante que o usuário tenha as informações que ele busca sobre o produto (sejam em texto, imagem, áudio ou vídeo), como adquiri-lo, dúvidas comuns já sejam respondidas (como um blog, por exemplo) e outras formas de contato com a empresa
Também fique de olho para não cometer alguns erros que podem descreditar a sua marca:
– Amadorismo. Por se tratar de um mundo novo, há muitas informações, mas baixa qualidade das mesmas
– Falta de formação: é preciso estudar sobre ética, psicologia, sociologia, atendimento ao cliente (sim, do outro lado da tela existem pessoas reais, lembre-se disso!), além do domínio técnico das ferramentas digitais, redes e mídias sociais, por exemplo
– Criatividade em baixa: como a produção de conteúdo é frequente e volumosa, repetições e plágios também são comuns, “CTRL + C e CTRL + V” que predominam
– Descontrole: por fim, falta gerenciamento e monitoramento digital, um acompanhamento dos resultados obtidos
Qualquer tipo de negócio ou empresa pode ter um site, apesar de muitos ainda não acreditarem que realmente é necessário. No entanto, Carlos destaca duas coisas que são bastante importantes quando o assunto é presença online. “Seu cliente está na internet também, e vai falar sobre o seu produto. Você quer participar desta conversa? Outra coisa é que, no ambiente online, ao ser comparado às mídias tradicionais, o investimento está entre os mais acessíveis, e com melhores índices de retorno. Então, por que não fazer?”, finaliza o especialista.
Fonte: Senac Taubaté
Neste mês de novembro, dedicado à prevenção da prematuridade, a Santa Casa de Lorena recebeu a notícia de que conseguiu a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 567 […]
Imagine embarcar a bordo de um veleiro, partindo do litoral de SP rumo à Antártida. Quem está de malas prontas para iniciar essa aventura é o pesquisador do Centro Nacional […]
Com profundo pesar, a Canção Nova comunicou o falecimento da jornalista e apresentadora do telejornal Canção Nova Notícias, Elaine Santos, ocorrido na manhã desta terça-feira, 21 de novembro. Ela foi […]
Se você possui dívidas referentes ao IPTU, ISSQN ou outros débitos municipais, vencidos até 31 de dezembro de 2022, inscritos em dívida ativa ou não, você pode renegociar e obter […]
O nadador lorenense Sérgio Gianelli é campeão Sul-Americano de Natação 2023 em Lima, no Peru. A competição começou no dia 14 de novembro e segue até amanhã, dia 18. Até […]
A CCR RioSP faz entre a noite desta sexta-feira, 17 de novembro, e a madrugada de sábado, dia 18, o lançamento da estrutura metálica de travessia da passarela que está […]
Nesse domingo, 12 de novembro, Lorena recebeu a 16ª edição da tradicional Corrida Sargento Antônio de Pádua, a partir das 8h, com concentração na Praça Arnolfo Azevedo. Foram 2 percursos: […]