Dedicação, capacitação e muito conhecimento da área podem ser diferencial para se destacar em meio a tantos concorrentes
Um dos setores que mais recebeu investimentos no Brasil nos últimos tempos foi o de beleza e estética. Para se ter uma ideia, segundo dados divulgados pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), cerca de 7 mil salões de beleza são abertos por mês em todo o território nacional. Ao todo, são mais de 300 mil negócios formalizados nas categorias MEI, Micro e Pequena Empresa.
Os dados também destacam que, se for considerado o alto grau de informalidade destas atividades, os números são ainda maiores e ultrapassam a casa de 1 milhão. Mas como se destacar em meio a tantos concorrentes?
A docente da área de beleza e estética do Senac Guaratinguetá, Larissa Vieira Parussulo, dá algumas dicas de como identificar as necessidades e oportunidades para transformar em sucesso um salão de beleza. Segundo ela, as limitações podem ser levantadas por meio da análise de alguns pontos estratégicos, como a localização dos negócios, o tipo de cliente que irá atender e o conceito de moda.
Dificuldades financeiras
Uma das principais dificuldades para quem atua nessa área é a questão financeira, sendo o baixo capital de giro a principal delas, junto ao atraso no pagamento de funcionários, matéria-prima e aluguel do ponto.
Para fugir desses problemas, a docente sugere algumas dicas. “É importante elaborar um planejamento semanal, mensal e anual. Além disso, analisar os resultados, como o atendimento externo e interno e a análise comparativa do mercado, podem ajudar a obter resultados positivos”, orienta Larissa.
Fidelização de clientes
A qualificação do profissional é a primeira ação positiva rumo ao profissionalismo e sucesso de qualquer empreendimento, pois isso pode contribuir na hora de fidelizar o cliente que está sempre em busca de serviços de qualidade, sobretudo quando o assunto é beleza e estética.
“A fidelização está na razão direta do bom atendimento e da identificação do cliente com o estabelecimento. O nível de atratividade do salão de beleza implica em treinamento dos funcionários, desenvolvimento de layout especializado, marketing regional e planejamento total”, completa.
Serviços oferecidos
Para oferecer serviços de qualidade aos clientes, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado, o que permite que o profissional tenha visão do mercado onde atua, de suas tendências e daquilo que é moda. Assim, é possível identificar o nível de interesse dos consumidores em relação aos produtos e serviços oferecidos.
A docente finaliza destacando a importância de se dedicar àquilo que faz. “Fazer o que se gosta é essencial na busca da excelência profissional. A dedicação, o devotamento, conhecimento e interesse em atuar e trabalhar de forma digna e ética são valores que auxiliam efetivamente na concorrência entre empresas e serviços”, finaliza.
Para quem gosta da área
O Senac Guaratinguetá oferece alguns cursos na área de beleza e estética, como Administração de Salão de Beleza, Depilação, Design de Sobrancelhas de Retirada de pelos com Pinça com Hena, Massagem Estética Modeladora e Técnicas Avançadas de Peelings.
Nutrologia, medicina preventiva e medicina esportiva integradas em benefício da sua saúde Você já parou para pensar em como os hábitos alimentares e a prática de atividades físicas afetam a […]
Ainda vale comentar. No dia 9 de maio, o Projeto “Bem Estar” foi realizado em homenagem aos 62 anos de criação do policiamento feminino do […]
Nesta quarta-feira, 17 de maio, às 19h, Lorena ganha um novo conceito em salão de beleza, da querida e competente cabeleireira Dalva de Jesus da Silva. Para marcar este momento […]
O Fundo Social de Solidariedade de Lorena preparou uma programação especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O evento está marcado a quarta-feira, 8 de março, das 13h30 às […]
Você já imaginou escolher itens para o seu bebê sem precisar sair de casa? Essa é a proposta da Mini Bee, empresa paulistana que acaba de chegar ao Vale do […]
Quando se trata de rejuvenescimento facial, uma das técnicas mais eficientes é o preenchimento, que devolve a beleza, a hidratação e reestrutura a pele. Sulcos, rugas, depressões no rosto ou […]
Em 13 de dezembro de 1996, Lorena ganhava de presente uma loja que se tornaria referência em moda para bebês, crianças, adolescentes e até mesmo para papais e mamães. À […]
A medicina, como a tecnologia, avança em velocidade assustadora. Se antes as pessoas precisavam passar por cirurgias complexas para combater os efeitos do envelhecimento da pele do rosto e do […]
O Fundo Social de Solidariedade tem realizado atividades por toda a cidade. Nesta quinta-feira, 24 de novembro, as atividades foram alusivas ao Movimento Novembro Azul, com realização do Fundo Social […]
Dedicação, capacitação e muito conhecimento da área podem ser diferencial para se destacar em meio a tantos concorrentes Um dos setores que mais recebeu investimentos no Brasil nos últimos tempos […]