• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Negócios

Área de segurança do trabalho continua em alta

01/10/2016

Mesmo com a crise, setor gera oportunidades de emprego, principalmente em consultorias e prestação de serviços

O setor de saúde e segurança do trabalho está em contínuo crescimento. Diferente do que se observa em outros segmentos com a crise econômica que atinge o país, a área conta com muitas oportunidades de emprego. Segundo o Site Nacional de Empregos (SINE), atualmente, existem cerca de 3.700 vagas abertas no Brasil esperando por candidatos qualificados para atender a demanda.

De acordo com as docentes da área de segurança do trabalho do Senac Taubaté, Ana Paula Santos Novaes Pereira e Tatiana Betini, o profissional que atua nesta área deve sempre buscar se atualizar, seja por meio de cursos, palestras, seja pelo estudo.

“Uma segunda língua, como o inglês, por exemplo, também é diferencial para uma boa qualificação, uma vez que atuam no país diversas multinacionais. Além disso, esse profissional deve ser dinâmico e desenvolver a habilidade de trabalho em equipe”, explicam, sobre o perfil do profissional.

Atuação

O campo de atuação para um profissional de segurança do trabalho é amplo. “Eles podem estar presentes em indústrias de diferentes portes, na construção civil, na agricultura e silvicultura, setor de serviços, consultorias e empresas de prestação de serviços em medicina e segurança do trabalho.

Atualmente, a maior demanda está nas consultorias e empresas de prestação de serviços. Com o reaquecimento da economia no país, as vagas em indústrias e na construção civil deverão ser reabertas. “E nesse momento, o profissional que estiver qualificado terá empregabilidade garantida”, afirmam as professoras.

Para atuar em segurança do trabalho, é possível que o profissional tenha dois tipos de formação: superior e técnica. O engenheiro de segurança do trabalho atua no gerenciamento da equipe, na gestão dos procedimentos relacionados à área elaborando projetos e programas, laudos, entre outros documentos.

Já o técnico em segurança do trabalho atua diretamente com o trabalhador, auxiliando na execução das atividades do dia a dia profissional de forma a preservar sua saúde e integridade física.

Técnico em segurança do trabalho

O profissional técnico em segurança do trabalho tem por responsabilidade o reconhecimento dos riscos ocupacionais no ambiente profissional, como riscos de acidentes e de adoecimento por agentes químicos, e atua na prevenção, na elaboração de documentos e permissões de trabalho, treinamentos e conscientização dos trabalhadores.

Cursos na área

O Senac Taubaté está com inscrições abertas para o curso Técnico em Segurança do Trabalho, que tem como objetivo formar profissionais para atuarem na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais em empresas privadas e públicas, órgãos públicos de administração direta e indireta e dos poderes legislativos e judiciário.

O curso desperta o espírito empreendedor do aluno e o capacita para atuar, operacionalizar e coordenar as atividades de saúde e segurança do trabalho, criar a cultura de saúde e segurança do trabalho em clientes e colaboradores, proporcionar experiências bem-sucedidas, melhoria contínua e sustentabilidade da empresa.

As aulas têm início previsto para o dia 7 de outubro deste ano, com término em 31 de outubro de 2018, das 19 às 22 horas, de segunda à sexta-feira. Para mais informações, acesse: www.sp.senac.br/taubate.

MAIS LIDAS