Há uma série de intervenções para que o professor possa ajudar uma criança portadora do TDAH em sala de aula, pois ocupam um lugar de destaque no desenvolvimento do aluno.
O professor deve estar informado sobre o transtorno para criar melhores condições de apoio em sala de aula. Quando se conhece aquilo que tem atrapalhado o desempenho do aluno, fica mais fácil pensar em soluções eficazes.
É importante saber distinguir o que a criança é capaz de fazer e o que não é, para que não se criem expectativas irreais sobre o rendimento dela.
O papel do professor é de extrema importância, é imensurável a diferença que um professor informado e motivado corretamente pode fazer na vida de seus alunos.
Dicas para o professor da criança com TDAH
– Não deixar que flutuações de humor ou cansaço interfiram no seu trabalho.
– Recompensar progressos sucessivos ao invés de esperar pelo comportamento perfeito.
– Colocar a criança na primeira fileira, o mais perto possível do professor.
– A sala de aula deve ser organizada e bem estruturada, isso ajudará a criança a se organizar internamente.
– O ambiente deve ter o mínimo de estímulos distratores que possam interferir na atenção do aluno, por exemplo: muitos cartazes com informações e avisos.
– Evitar instruções muito longas e parágrafos muito extensos, principalmente em provas, que devem ser claras e objetivas.
– Ser flexível para mudar estratégias de ensino até descobrir qual o estilo de aprendizagem da criança.
– Dar o conteúdo passo a passo, verificando se houve aprendizado em cada etapa.
– Rotina escolar previsível.
– Sempre recordar o que já foi falado, fazendo com que a criança explique o que compreendeu.
– Restringir a luminosidade e barulho excessivo.
– Permita o movimento em sala de aula, pedindo sempre a ajuda da criança.
– As provas e avaliações devem ser individuais.
– Dar supervisão adicional para o aluno.
– Atividades ou provas que exijam maior integridade da atenção sustentada, devem ser dadas no início da aula.
– Sempre conscientizar o aluno do tipo de prejuízo que o comportamento impulsivo pode acarretar e suas consequências.
– Dar tempo extra para que o aluno realize suas avaliações.
“O importante é o resultado e não o processo. Esse é um conceito da educação inclusiva que não pode ser perdido de vista. O ideal não é tentar encaixar o aluno a um modelo educacional. Isso mais dificulta do que facilita a criança a desenvolver suas competências”.
Margarida Maria de Lorenzo Castilho Nunes é psicóloga, pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade, professora de pós-graduação de Psicopedagogia, brinquedista (criadora da Brinquedoteca do Clube Comercial de Lorena), especializando-se em Neuropsicologia. Em sua clínica, realiza atendimento psicológico e psicopedagógico para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Welcome to wiki This is your first post. Edit or delete it, then start blogging!
The Basic Facts of information Room Info room can be described as required instrument for research. Virtual data room is undoubtedly utilized by several companies in corporate today. Virtual data […]
The principle Facts of information Room Info room is mostly a required instrument for due diligence. Virtual data room can be utilized by simply a lot of sectors in operation […]
The standard Facts of Data Room Data room may be a required software for homework. Virtual info room is usually utilized by simply a variety of industries in business today. […]
The principle Facts of Data Room Data room can be described as required instrument for due diligence. Virtual data room can be utilized by many establishments in company today. Electronic […]
The standard Facts of Data Room Info room is known as a required instrument for due diligence. Virtual info room is certainly utilized by simply many industrial sectors in business […]
The essential Facts of Data Room Data room is actually a required tool for research. Virtual info room can be utilized simply by a couple of businesses in business today. […]