• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
COLUNISTAS

COLUNISTAS

VÍDEOS
COLUNISTAS / O Lorenense

Corrida de Rua: história e benefícios

06/02/2017

maratona

Há quem diga que a Corrida de Rua vem ganhando vários adeptos devido à sua simplicidade, pois basta uma roupa adequada, um tênis e pronto, já pode ir correr. Outros defendem que somente a Corrida de Rua pode reunir em um único local um atleta amador, um atleta profissional e um campeão mundial, algo que não acontece em outras modalidades, como, por exemplo, o futebol.

Este esporte começou a popularizar-se com o pesquisador americano Kenneth Cooper, que nos anos 70, desenvolveu um método de avaliação cardiorrespiratória através da prática da corrida, método este que leva o seu nome (teste de Cooper) e é utilizado até hoje. No Brasil, este método chega no início da década de 90 e contribui ainda mais para a popularização da Corrida de Rua.

Mas a Corrida de Rua pode trazer algum benefício para nossa saúde?

Assim como outras modalidades, a Corrida de Rua traz benefícios físicos e psicológicos à nossa saúde. Entre os benefícios físicos, podemos descrever:

• Capacidade pulmonar: seu pulmão aumenta de volume e facilita as trocas gasosas no seu interior.
• Fortalece o coração: seu coração é um músculo e este músculo, tornando-se mais forte, é capaz de bombear sangue com maior facilidade para todo o corpo.
• Controle do colesterol: a corrida ajuda a controlar os níveis do colesterol bom (HDL) além de diminuir o colesterol ruim (LDL).
• Fortalece os ossos: o impacto causado a cada vez que um dos pés toca o chão calcifica os ossos, diminuindo o risco de desenvolver osteoporose.
• Controle do peso corporal: a corrida aumenta o consumo de calorias do seu corpo, proporcionando a perda de peso.

Quanto aos benefícios psicológicos, pesquisadores acreditam que exercícios físicos de média e longa duração, como a Corrida de Rua, contribuem para a redução do estresse, da depressão e na melhora da ansiedade e do humor.

Enfim, são muitos os benefícios que a Corrida de Rua nos proporciona. Vamos começar a correr?

foto

Prof. Esp. Serginho dos Santos

COLUNISTAS / Redação

MAIS LIDAS