Passados alguns anos da tão sonhada “democracia”, conversando com uns e com outros, parece que o sentimento é que o tal desenvolvimento proposto pelo sistema não foi o que esperávamos, apesar de toda propaganda que se faz em torno de movimentos sociais implantados país afora. E quando se toca nesse assunto, o que mais se ouve é: “mas a corrupção”…
Na verdade, os índices são fracos em relação ao que o país deveria prover em saúde, trabalho, segurança e educação. Quais são de fato os grandes progressos?
A democracia sem o devido controle moral, sem limites determinados por um Estado forte e Constitucional, caminha para o aumento da violência social, da concentração de renda, do final da educação e da saúde pública.
Um país que deveria ser um paraíso vive como uma constante bomba relógio, decorrente de seus enormes problemas sociais, com pouco emprego, drogas e violência. O que cresceu muito, aliás, foi o consumo de crack. Neste quesito, o Brasil é um dos maiores consumidores do mundo e nossas crianças ingerem álcool cada vez mais cedo.
Segundo Orson Camargo, mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, “As causas da violência são associadas, em parte, a problemas sociais como miséria, fome, desemprego. Mas nem todos os tipos de criminalidade derivam das condições econômicas. Além disso, um Estado ineficiente e sem programas de políticas públicas de segurança, contribui para aumentar a sensação de injustiça e impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência.
Em um Estado democrático, a repressão controlada e a Polícia têm um papel crucial no controle da criminalidade. Porém, essa repressão controlada deve ser simultaneamente apoiada e vigiada pela sociedade civil”.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a violência pode ser definida como “o uso intencional da força física ou poder contra si próprio, contra outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”.
Essa triste realidade que atualmente assola nosso país também é responsável pelas mudanças na estrutura demográfica. Roubos, furtos, drogas, violência doméstica, homicídios; toda essa violência contribui para a mudança do perfil da pirâmide etária brasileira, uma vez que os jovens do sexo masculino são as principais vítimas do sistema, o que tem provocado, segundo Thamires Olimpia,
graduada em Geografia, um estreitamento de sua base e “um alargamento do topo provocados pelo aumento na expectativa de vida dos brasileiros e redução do número de crianças e jovens no país”.
Para finalizar, o que mais me entristece é que o futuro pertence aos jovens e eles parecem não estar nem aí…
“Uma pátria não subsiste sem liberdade, nem a liberdade sem a virtude, nem a virtude sem os cidadãos (…) Ora, formar cidadãos não é questão de dias; e para tê-los adultos é preciso educá-los desde crianças”. (Rousseau)
Sugestão de leitura:
http://super.abril.com.br/historia/idiota-a-brasileira/
http://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,14-provas-de-que-voce-e-um-perfeito-idiota-brasileiro,10000089719
FONTES:
1- http://brasilescola.uol.com.br
2- http://www.onu.org.br/
3- http://www.paho.org/bra/
Lorenense, formado em Engenharia Química em 1995, pela então Faenquil, hoje EEL-USP (Escola de Engenharia de Lorena, da Universidade de São Paulo), é casado com Joice e possui dois filhos, João Vítor e Gabriel. Desde sua formação, atuou em grandes empresas do ramo alimentício; dentre elas, a Pullman Alimentos (Pão Pullman, como é conhecida), hoje Bimbo do Brasil.
Há alguns anos, buscou a realização de um sonho antigo e transformou-se em Investigador de Polícia da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Atualmente, atua na Divisão de Homicídios do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) da cidade de São Paulo-SP.
E como aceitar desafios e ajudar ao próximo é sempre seu objetivo, com ele estaremos “Falando sério”.
“O sucesso nasce do querer. Sempre que o homem aplicar a determinação e a persistência para um objetivo, ele vencerá os obstáculos, e se não atingir o alvo, pelo menos se orgulhará de ter tentado”. (José de Alencar)
Você sabe o que seu filho faz na internet? Não? Então comece logo a monitorar o uso da internet por seu filho, porque ele pode estar sendo vítima de um […]
O Natal está se aproximando e, nessa época, as compras pela internet simplesmente disparam. No entanto, é preciso muito cuidado para que aquele presente que estamos comprando para um ente […]
Os crescentes índices de criminalidade têm aumentado o medo não só da população lorenense, como de toda a população brasileira. Em recente matéria deste Portal de Notícias (http://olorenense.com.br/2015/10/23/comerciantes-da-godoy-neto-fazem-apelo-as-autoridades-por-mais-seguranca), podemos notar […]
Antes de iniciarmos o assunto Ciclo Completo de Polícia, analisemos o artigo 144, do capítulo III da Constituição Federal, Da Segurança Pública, para entendermos melhor como hoje funciona a Polícia […]
No rastro da homenagem do Portal de Notícias “O Lorenense”, ( javascript:nicTemp(); ), pela qual nós, policiais, agradecemos de coração, visto que nos dias atuais, este ato está cada vez mais […]
Estamos transformando a polícia em uma instituição de covardes. Hoje, poucos policiais têm o ímpeto de agir imediatamente diante de uma injustiça ou de uma situação delituosa. Poucos têm a […]
“Festa com os amigos”. “Café com amigas”. “Partiu Nova Iorque”. Essas e algumas outras postagens têm sido cada vez mais frequentes nas redes sociais, mas será que essa exposição é […]