• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Saúde

Febre amarela faz vítimas em cidades próximas de Lorena

25/01/2018

Lorena não registra, até o momento, casos suspeitos ou confirmados de febre amarela. Mas cidades próximas já notificaram alguns casos. A campanha de vacinação para toda a população começou nesta quinta-feira, 25 de janeiro (vacina fracionada).  Em  Lorena, a vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h30, até o dia 17 de fevereiro, último dia da campanha.

Para receber a vacina, é necessário ir a qualquer uma das 14 Unidades Básicas de Saúde, de preferência a mais próxima de sua casa. Não é obrigatória a apresentação da carteira de vacinação, mas é importante levar um documento com foto.

Fotos: Cláudio Ribeiro

A Secretaria de Saúde de Lorena afirma que o balanço do primeiro dia da vacinação foi positivo. Segundo informações recebidas da Vigilância Epidemiológica, somente neste primeiro dia, foram vacinados 1784 indivíduos, sendo 61 com dose padrão (0,5 ml) e 1723 com dose fracionada (0,1 ml). A Prefeitura informou também que para aqueles que procuraram as UBS’s dos bairros, a aplicação da vacina foi tranquila e sem filas. E que a vacina fracionada será ofertada para todos que procurarem uma das UBS do município até o final da campanha.

Importante ressaltar que não podem se vacinar apenas aquelas pessoas que apresentem algum tipo de contraindicação, crianças menores de 6 meses de idade e adultos acima de 60 anos que precisam antes passar por avaliação médica.

Casos na região

Na tarde desta quinta-feira, uma adolescente de 14 anos de Cruzeiro morreu com suspeita de febre amarela. A jovem, que estava internada no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, havia viajado para Monte Verde (MG) antes de apresentar os sintomas da doença. Na região que a garota visitou com a família, no último final de semana, há casos registrados de febre amarela. O caso ainda está sendo investigado pela Vigilância Epidemiológica e o laudo com a causa da morte será liberado em 30 dias.

Ainda na região, algumas cidades registram casos suspeitos ou confirmados: Aparecida (de um morador de Potim), Taubaté (de um morador de Pindamonhangaba), São José dos Campos (um caso confirmado com paciente que segue internado e uma morte suspeita), Bragança Paulista (com uma morte suspeita), Atibaia (com duas mortes confirmadas pela doença e uma terceira aguardando confirmação) e Nazaré Paulista (uma morte confirmada).

Saiba mais

Para obter mais informações sobre os postos de vacinação, o calendário de vacinação na zona rural de Lorena, as contraindicações da vacina, áreas de risco, o que é a febre amarela, principais sintomas e o que fazer em caso de suspeita, acesse o link: http://olorenense.com.br/2018/01/18/medo-da-febre-amarela-lota-unico-posto-de-vacinacao-contra-doenca-em-lorena/

 

 

 

MAIS LIDAS