• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Notícias

Campanha de identificação de casos de tuberculose: até 19 de março

08/03/2018

A Prefeitura de Lorena deu início à Campanha de Intensificação da busca ativa de casos de Tuberculose no município. A campanha será realizada até o dia 19 de março, em todas as Unidades de Saúde da cidade, com o objetivo de diagnosticar possíveis ocorrências da doença.

Qualquer pessoa que apresente os sintomas, principalmente tosse prolongada (mais de três semanas), deve procurar sua unidade de Saúde para diagnóstico. A análise é feita pelo exame de escarro e a coleta é feita na hora, com o resultado sendo liberado em até 24 horas.

Os sintomas da tuberculose são tosse, febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. O sintoma mais frequente da tuberculose pulmonar no adulto é a tosse.

O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses, e as medicações são distribuídas gratuitamente pelo Sistema de Saúde.

Em Lorena, as pessoas pertencentes a grupos de risco para tuberculose podem e devem colher amostras de escarro regularmente, mesmo que não apresentem tosse. Constituem os grupos de risco: pessoas imunossuprimidas (HIV, diabetes, em quimioterapia, em tratamentos imunossupressores, como os para doenças autoimunes, etc), tabagistas, usuários de álcool e outras drogas, profissionais de saúde, contatos de pessoas com tuberculose, moradores de rua, população indígena, população prisional e pessoas internadas/institucionalizadas.

 

MAIS LIDAS