O crescimento das startups no Brasil tem chamado a atenção do mundo corporativo. Segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), que representa as companhias do setor, em 2012, a entidade reunia 2.519 startups de todo o país. Em 2016, esse número saltou para 4.273 empresas. Ciente desses números, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade (SDECTI) lançou, em abril, o Programa ‘Startup Lorena’.
O lançamento oficial aconteceu na Associação Brasileira de Startups e no Centro de Empreendedorismo Brasileiro (CUBO), em São Paulo, com a presença do secretário Luiz Gustavo Rodrigues e membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O Programa foi viabilizado após a criação da Lei Municipal 3.796/2018, aprovada pela Câmara Municipal, que dispõe a concessão de incentivos fiscais às empresas enquadradas como startups. O objetivo é estimular o espírito empreendedor e atrair investimentos para modelos de negócios inovadores.
Desenvolvida pela SDECTI, a Lei prevê inventivos para empreendedores que prestam serviços nas mais diversas áreas, como serviços de hospedagem e desenvolvimento de sites, comunicação, redes sociais, criação de softwares e hardwares, dispositivos de informática, atividades de pesquisa e desenvolvimento em engenharia e ciências sociais aplicadas, biológicas e exatas, por exemplo.
Entre os benefícios, a Lei permite que, no prazo de três anos, os empreendedores tenham isenção do IPTU (desde que o local seja de uso exclusivo para o desenvolvimento do negócio) e redução da alíquota do ISS para 2%, sobre a receita tributável de prestação de serviço. É importante destacar que para solicitar os benefícios, os empreendedores tenham um limite anual de receita bruta equivalente a 50 mil UFESP’S e não tenham débitos com o município.
O que é uma startup
Startup significa o ato de começar algo, normalmente relacionado com companhias e empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado.
Empresas startup são jovens e buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócio escalável e que seja repetível.
Um modelo de negócio é a forma como a empresa gera valor para os clientes. Um modelo escalável e repetível significa que, com o mesmo modelo econômico, a empresa vai atingir um grande número de clientes e gerar lucros em pouco tempo, sem haver um aumento significativo dos custos.
O termo startup, para designar empresas recém-criadas e rentáveis, começou a ser popularizado nos anos 1990, quando houve a primeira grande “bolha da internet”. Muitos empreendedores com ideias inovadoras e promissoras, principalmente associadas à tecnologia, encontraram financiamento para os seus projetos, que se mostraram extremamente lucrativos e sustentáveis.
Naquele período, grande parte da explosão de empresas startup surgiu no Vale do Silício (Silicon Valley), uma região da Califórnia, Estados Unidos, de onde saíram empresas como Google, Apple Inc., Facebook, Yahoo!, Microsoft, entre outras.
Todas essas empresas são exemplos de startup que hoje estão fortemente solidificadas e são líderes nos seus setores de atuação no mercado.
Contudo, os empreendedores devem ter em mente que a fase inicial de uma startup é sempre marcada por um cenário de incertezas. Algumas ideias aparentemente rentáveis podem se revelar inaplicáveis.
No Brasil, as primeiras empresas a seguir o modelo startup começaram a aparecer no começo do século XXI, sendo que, a partir de 2010, este ramo apresentou um crescimento vertiginoso, de acordo com dados da Associação Brasileira de Startups – ABStartups.
Na próxima terça-feira, 5 de novembro, a Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Governança Digital, fará o lançamento oficial do aplicativo Sipp Cidade no município, destinado à solicitação […]
No último sábado, 26 de outubro, o Teatro São Joaquim recebeu o público como se fosse um evento de Hollywood. A Cia. Tuti Belly Stars e alunas do Projeto da […]
Na terça-feira, 29 de outubro, a Secretaria de Educação apresentou o Musical Connection Faces, em celebração à rica identidade cultural da cidade. O espetáculo teve início às 18h, no Teatro […]
Ampliando o atendimento aos portadores de autismo em Lorena, a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) está construindo um Centro de Autismo que deve consolidar a cidade como […]
O horário das detonações de rochas na Serra das Araras foi alterado a partir desta semana, segundo a CCR RipSP. Nos dias 10, 11 e 12, respectivamente terça, quarta e […]
A queda dos índices criminais na região é resultado do reforço de efetivo, integração policial e uso da tecnologia, afirmou o secretário da Segurança Pública do Estado de SP, Guilherme […]
O mercado de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil enfrenta um grande desafio atualmente, que é a escassez crescente de profissionais qualificados. De acordo com relatório da Google for Startups, […]