O crescimento das startups no Brasil tem chamado a atenção do mundo corporativo. Segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), que representa as companhias do setor, em 2012, a entidade reunia 2.519 startups de todo o país. Em 2016, esse número saltou para 4.273 empresas. Ciente desses números, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade (SDECTI) lançou, em abril, o Programa ‘Startup Lorena’.
O lançamento oficial aconteceu na Associação Brasileira de Startups e no Centro de Empreendedorismo Brasileiro (CUBO), em São Paulo, com a presença do secretário Luiz Gustavo Rodrigues e membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O Programa foi viabilizado após a criação da Lei Municipal 3.796/2018, aprovada pela Câmara Municipal, que dispõe a concessão de incentivos fiscais às empresas enquadradas como startups. O objetivo é estimular o espírito empreendedor e atrair investimentos para modelos de negócios inovadores.
Desenvolvida pela SDECTI, a Lei prevê inventivos para empreendedores que prestam serviços nas mais diversas áreas, como serviços de hospedagem e desenvolvimento de sites, comunicação, redes sociais, criação de softwares e hardwares, dispositivos de informática, atividades de pesquisa e desenvolvimento em engenharia e ciências sociais aplicadas, biológicas e exatas, por exemplo.
Entre os benefícios, a Lei permite que, no prazo de três anos, os empreendedores tenham isenção do IPTU (desde que o local seja de uso exclusivo para o desenvolvimento do negócio) e redução da alíquota do ISS para 2%, sobre a receita tributável de prestação de serviço. É importante destacar que para solicitar os benefícios, os empreendedores tenham um limite anual de receita bruta equivalente a 50 mil UFESP’S e não tenham débitos com o município.
O que é uma startup
Startup significa o ato de começar algo, normalmente relacionado com companhias e empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado.
Empresas startup são jovens e buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócio escalável e que seja repetível.
Um modelo de negócio é a forma como a empresa gera valor para os clientes. Um modelo escalável e repetível significa que, com o mesmo modelo econômico, a empresa vai atingir um grande número de clientes e gerar lucros em pouco tempo, sem haver um aumento significativo dos custos.
O termo startup, para designar empresas recém-criadas e rentáveis, começou a ser popularizado nos anos 1990, quando houve a primeira grande “bolha da internet”. Muitos empreendedores com ideias inovadoras e promissoras, principalmente associadas à tecnologia, encontraram financiamento para os seus projetos, que se mostraram extremamente lucrativos e sustentáveis.
Naquele período, grande parte da explosão de empresas startup surgiu no Vale do Silício (Silicon Valley), uma região da Califórnia, Estados Unidos, de onde saíram empresas como Google, Apple Inc., Facebook, Yahoo!, Microsoft, entre outras.
Todas essas empresas são exemplos de startup que hoje estão fortemente solidificadas e são líderes nos seus setores de atuação no mercado.
Contudo, os empreendedores devem ter em mente que a fase inicial de uma startup é sempre marcada por um cenário de incertezas. Algumas ideias aparentemente rentáveis podem se revelar inaplicáveis.
No Brasil, as primeiras empresas a seguir o modelo startup começaram a aparecer no começo do século XXI, sendo que, a partir de 2010, este ramo apresentou um crescimento vertiginoso, de acordo com dados da Associação Brasileira de Startups – ABStartups.
Neste final de semana (dias 19, 20 e 21 de abril), acontece em Lorena a 1ª edição da FLLOR, a Festa Literária Lorenense. Em homenagem a Péricles Eugênio da Silva […]
A Prefeitura de Lorena realizou na manhã de segunda-feira, 15 de abril, uma cerimônia para marcar o início oficial das obras de pavimentação com bloquetes e drenagem de águas pluviais […]
O prefeito Sylvio Ballerini anunciou, recentemente, 4 novos secretários na Prefeitura de Lorena. Na tarde desta segunda-feira, dia 16, assumiram suas pastas os secretários de Governança Digital, Fernando Romeiro; da […]
Um dia histórico para a Santa Casa de Lorena na última segunda-feira, 8 de abril, quando foi realizada, pela primeira vez, uma cirurgia cardíaca de alta complexidade com técnica minimamente […]
Lorena aderiu, nessa semana, ao programa Facilita SP. Trata-se de uma iniciativa do governo estadual, lançada em setembro de 2023, que visa desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios, tornando […]
Lorena iniciou, nesta semana, as obras de drenagem de águas pluviais no Parque das Rodovias, visando prevenir enchentes e alagamentos, e a pavimentação com bloquetes, que será iniciada logo em […]
Nessa semana, foi iniciada a obra de construção de um muro de contenção na Rua Carlino Luiz dos Santos, no bairro Santa Edwiges. Segundo a Prefeitura, o intuito é evitar […]