• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Notícias

1º Encontro de Iniciativas Sociais: neste sábado, na Praça Arnolfo

20/09/2018

Já ouviu falar que existem poucas coisas nesse mundo que são tão fortes quanto o coração de um voluntário? Pois é… Por isso, vale conferir, neste sábado, o 1º Encontro de Iniciativas Sociais promovido pelos alunos da EEL-USP (Escola de Engenharia de Lorena – Universidade de São Paulo), reunindo as entidades voluntárias da EEL, que realizam variados e importantes trabalhos com a comunidade lorenense.

Será na Praça Arnolfo Azevedo, a partir das 16h. O Encontro será uma oportunidade para que as entidades que promovem a inclusão social e cultural na cidade mostrem seus projetos e o impacto que geram na comunidade.

Além dos stands informativos, também acontecerão diversas atividades durante a tarde: apresentações culturais, oficinas artísticas, dinâmicas e muito mais.

Vai valer a pena conhecer de perto:

– Projeto Idoso Amigo – Tem como principal objetivo estreitar os laços entre a terceira idade e jovens da cidade de Lorena. Semanalmente, os voluntários visitam o Abrigo Maria de Nazareth, levando aos residentes do lar mais amor, atenção, carinho, amizade, lazer, bem estar, dedicando o que eles têm de mais precioso: tempo.

– Enactus EEL-USP – Formado por uma comunidade de estudantes, professores e líderes de negócios comprometidos a usar o poder da ação empreendedora para transformar vidas e criar um mundo melhor e mais sustentável. A Enactus é uma organização internacional presente em 37 países, sendo representada por mais de 1.600 times e com cerca de 8.700 projetos em execução. Guiados por professores conselheiros e especialistas em negócios, os estudantes participantes formam times em seus campi para criar e implementar projetos comunitários que empoderam as pessoas, dando-lhes uma melhor qualidade de vida e subsistência (de forma econômica, social e ambiental). Essa experiência não somente transforma vidas, mas também ajuda os estudantes se a desenvolverem enquanto profissionais e seres humanos.

– MacVest – Cursinho pré-vestibular gratuito, voltado à população de baixa renda de Lorena e região. Foi fundado em 2012, pelos alunos da EEL, tendo como base o trabalho voluntário, no qual os alunos da faculdade dividem-se entre professores, coordenadores, um psicólogo na área de Orientação Vocacional, diretores, além de contar com o auxílio de universitários de fora da USP. Alunos que fizeram MacVest já foram aprovados em universidades como USP, Unesp, Unifei, Unifal, dentre tantas outras.

– MacVestinho – Idealizado por membros do MacVest, o MacVestinho tem a missão de ingressar jovens do 9º ano ao Ensino Técnico, plantando a semente da educação em suas mentes e oferecendo-os mais oportunidades de se desenvolverem no futuro. A ideia deste novo curso surgiu diante da realidade apontada pelo IBGE: em 2014, apenas 2,2% dos jovens acima de 15 anos de idade cursavam um curso de qualificação. Apesar disso, dos 158 milhões de jovens que compõem essa população, 40,2 milhões (aproximadamente 1 em cada 4) têm interesse nesse tipo de educação. Os cursos de qualificação são os mais acessíveis à população, já que não possuem requisitos mínimos de escolaridade e mais de 70% dos ex-alunos conseguem emprego no primeiro ano depois do curso. Uma das formas de acessar esses cursos é através das escolas técnicas, que integram o Ensino Técnico ao Médio.

– Engenheiros sem Fronteiras – Ser um Engenheiro sem Fronteiras é acreditar na importância da engenharia para a transformação social e se posicionar no papel de agente dessa transformação. O ESF – Lorena tem como objetivo melhorar, por meio da engenharia, a sociedade ao nosso redor. Como? Realizando projetos para melhorar a qualidade de vida da comunidade.

– Teatreria Clube da Lua – Entidade social que tem como objetivo promover a inclusão cultural e transmitir valores através do teatro. Nasceu há 3 anos, com o propósito de levar arte e impacto para dentro de um campus em que as exatas imperavam. Entretanto, alcançou-se muito mais. Essa ideia se tornou um projeto que extrapolou todos os seus limites e se tornou uma família. Essa “mais uma entidade” agora é um local em que ideias, sonhos, luz e mágica têm destaque. Os desafios eram e ainda são grandes, mas não se sobrepõem à sensação única de quando as luzes se acendem, as cortinas se abrem, o espetáculo começa e os sorrisos surgem.

– Projeto Criança Feliz – Projeto social sem fins lucrativos, cuja missão é incentivar sonhos e fornecer perspectivas de uma vida melhor para que crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social se desenvolvam por meio de projetos sócioeducativos e suporte para as famílias, através de oficinas profissionalizantes. Hoje, o PCF atende a 105 crianças e jovens de 3 e 18 anos, todos os sábados, no período matutino, ministrando aulas didáticas na forma de projetos multidisciplinares, recreação e passeios culturais.

“Cada um de nós tem o desejo de fazer um trabalho significativo. Cada um de nós tem dentro de si um espírito empreendedor. Que diferença você fará no mundo?” Participe!

MAIS LIDAS