Considerada uma das melhores escolas de Ensino Fundamental e Médio da região, patrimônio histórico, cultural e educacional de Lorena, o Instituto Santa Teresa anunciou, na quarta-feira de 12 de setembro, que encerra suas atividades de maneira definitiva no dia 31 de dezembro de 2018. O comunicado foi feito em reunião de pais de alunos e causou comoção geral, levando dezenas de adultos e crianças às lágrimas.
Segundo consta, a decisão de encerrar as atividades do Instituto Santa Teresa partiu da Inspetoria Santa Catarina de Sena, com sede em São Paulo, responsável por parte da Rede Salesiana Brasil de Escolas – entre elas, o Instituto Santa Teresa. Não houve oportunidade de argumentação e nem de avaliar outras possibilidades. A comunidade do IST não foi consultada, apenas comunicada. A equipe da escola ficou tão surpresa pela decisão quanto os pais e alunos.
O fechamento da escola tanto não era esperado neste momento que o Concurso de Bolsas para 2019 já havia sido anunciado e estava em divulgação, com dezenas de alunos inscritos.
Nas férias de julho, post no Instagram falando sobre como a escola fica sem alma sem os alunos
No comunicado oficial da Inspetoria Santa Catarina de Sena para os pais, a seguinte justificativa:
“Prezados pais e/ou responsáveis,
Nós, Irmãs Salesianas, em sintonia com o Papa Francisco e toda sua Igreja para que esteja “em saída” e seja missionária nas mais diversas “periferias geográficas e existenciais”, assumimos ressignificar nosso Carisma no Brasil, revitalizando nossas presenças educativas e de evangelização.
Para que essa RESSIGNIFICAÇÃO se realize, há um tempo vimos estudando e refletindo sobre as realidades em que estamos inseridas, a fim de garantir a melhor forma de potenciar nossa missão educativa.
No Instituto Santa Teresa, mantemos a Educação Básica (Fundamental e Médio) e Ensino Superior (UniFatea) e, bem próximo a ele, em Guaratinguetá, o Instituto Nossa Senhora do Carmo que oferece cursos da Educação Infantil ao Ensino Médio e, ainda em Lorena, há o Colégio São Joaquim, portanto, Guaratinguetá e Lorena são cidades com forte presença de educação salesiana.
Diante do exposto e de toda a reflexão realizada, no sentido de concentrarmos nossos esforços e foco, comunicamos que encerraremos, no dia 31 de dezembro de 2018, as atividades da Educação Básica no Instituto Santa Teresa, permanecendo e fortalecendo a nossa atuação no Ensino Superior (UniFatea).
Aos Senhores Pais, que sempre confiaram na proposta educativa e de espiritualidade salesiana, propomos a continuidade do trabalho educativo nas duas instituições – Instituto Nossa Senhora do Carmo e Colégio São Joaquim, que receberão nossos alunos com todo carinho e competência não havendo, assim, interrupção no estilo e método de educação.
Ressaltamos que as atividades escolares ocorrerão normalmente até 31/12/2018, conforme calendário escolar. A Diretora Mirian S. Prado Rodrigues e as Coordenadoras Pedagógicas estarão disponíveis para os esclarecimentos necessários pelo telefone: (12) 2124-2805 ou pessoalmente, na sede do Instituto Santa Teresa.
Agradecemos a confiança em nossos Gestores, Educadores e Funcionários e, sobretudo, em nossa ação educativo-pastoral. Contamos com a compreensão de todos para este momento de novos desafios e respostas à Ressignificação do nosso Carisma e das nossas Presenças Educativas.
Cordialmente”.
No dia seguinte à reunião e divulgação do comunicado, dezenas de alunos foram de preto pra escola, como forma de protesto. Outros tantos, abalados, não foram à aula nos dias subsequentes à notícia.
O que de fato ocorre
Segundo informações extraoficiais, apuradas por este Portal de Notícias, a possibilidade de encerrar as atividades do IST foi considerada algumas vezes ao longo dos últimos anos, assim como diversas outras escolas salesianas, sobretudo por questões financeiras. Embora não conste do comunicado oficial aos pais, o fator financeiro teria sido um dos decisivos para fechar a escola. A grande quantidade de bolsas oferecidas pelo IST também teria sido questionada.
A recolocação dos alunos que têm necessidades especiais de aprendizagem é uma das questões que mais preocupam os pais, pois o IST é considerado uma das melhores escolas da região no quesito inclusão.
Além disso, a falta de irmãs salesianas também seria motivação, não só na cidade, mas em todo o Brasil. As irmãs de hoje estão entrando em idade avançada e cuidar delas custa caro; e poucas são as mulheres ingressando, atualmente, na dedicação integral à vida salesiana.
Se realmente for fechado o IST, circula o boato de que todas as irmãs salesianas da Casa Lorenense serão transferidas para outras cidades, colocando um fim à história de 62 anos, iniciada pela Ir. Olga de Sá (também patrimônio de Lorena, que dedicou uma vida toda à instituição e à formação de crianças e jovens da cidade e região). “A informação está correndo, mas esperamos que não seja verdade, porque muitas dessas irmãs dedicaram a vida à comunidade, fazem parte de nossas famílias”, registrou uma mãe do IST, que pediu para ter sua identidade preservada.
Ir. Olga de Sá: uma vida dedicada à construção do IST / UniFatea
Some-se a isso o fato de que dezenas de professores ficarão desempregados, muitos já há mais de uma década ou duas na Casa Salesiana.
O que dizem os pais
A reunião para comunicar aos pais e responsáveis sobre a decisão foi tensa e triste. Muitos se revoltaram pela decisão repentina e sem oportunidade de discussão de alternativas que pudessem salvar a manutenção de uma escola que forma cidadãos – e não apenas máquinas de pensar e calcular para passar no vestibular – há 62 anos.
“Além de não terem dado pra gente a oportunidade do diálogo, no mesmo dia, já tiraram do ar a Fan page oficial do Instituto Santa Teresa, onde estávamos nos manifestando, e todos os comentários que fizemos na Fan page do UniFatea foram apagados”, reclamaram dezenas de pais e mães, alegando que foi banido o seu direito de se manifestar nas redes oficiais.
Diante da situação, formou-se uma liderança de pais, que organizaram-se em grupo de WhatsApp e convocaram uma primeira reunião, que foi realizada nesta segunda-feira, 17 de setembro, no Ipê Amarelo (av. Peixoto de Castro). Participaram cerca de 60 pessoas.
“Lamentamos todos o fato do fechamento da escola e a maneira como fomos comunicados e nossos filhos também”, registra a Engenheira Civil Roberta Werneck, mãe de aluna. “Porém, sabemos que precisamos ‘seguir em frente’ e pensar em nossos filhos. Assim, elencamos em grupo quais escolas poderiam receber nossos filhos: Colégio Objetivo, Colégio Gênesis / Drummond, Colégio Patrocínio e Colégio São Joaquim. Vamos conversar com todas elas”.
Um dos pais também apresentou a proposta de formação de uma cooperativa educacional, em modelo que já acontece na cidade de Ubatuba. Porém, esta é apenas uma possibilidade que começou a ser considerada e continuará sendo discutida.
Também foi sugerida uma ação concreta sobre o fechamento da escola, tendo surgido a ideia de uma manifestação pública, provavelmente uma passeata, que deve ser finalizada com um “abraço no IST”, em torno do quarteirão da escola. Para isso, alunos, ex-alunos, professores, pais e comunidade serão convidados, mas a data ainda não foi definida.
“Mesmo que a decisão de fechar a escola não seja revista, que a manifestação sirva para mostrar à população lorenense e às irmãs de São Paulo a importância do Instituto Santa Teresa para a cidade”, explicou uma das mães ao Portal O Lorenense.
Por fim, foi lida aos pais uma carta que será encaminhada à Ir. Helena Gesser, inspetora salesiana (Inspetoria Santa Catarina de Sena), que foi aprovada por todos os presentes:
A próxima reunião de pais está marcada para o dia 24 de setembro (segunda-feira).
Este Portal de Notícias também entrou em contato com a Inspetoria Santa Catarina de Sena, em São Paulo. Porém, até o fechamento desta matéria, não houve retorno.
Atividades no UniFatea mantidas normalmente
Em comunicado, o UniFatea (Centro Universitário Teresa D’Ávila) esclareceu que as atividades do Ensino Superior não serão afetadas com a medida, dando sequência normalmente ao funcionamento da instituição, tendo, inclusive, a Campanha de Vestibular 2019 já em veiculação.
Nota da Redação: O Portal de Notícias O Lorenense recebeu a notícia do fechamento do IST com profunda tristeza, pois nossa equipe (e família) é formada por filhos salesianos do IST e UniFatea, da vida toda. Portanto, tem consciência da diferença que faz a formação humana lá oferecida.
Caso a decisão de fechar uma escola que forma gerações há 62 anos seja realmente mantida, será uma grande perda para a educação e para Lorena, grande perda para a geração atual e as futuras.
IST – Formando gerações ontem e hoje
Fotos que ilustram essa matéria: divulgação / Facebook
Já parou pra pensar que coisas simples do seu dia a dia podem ser um sonho distante para outras pessoas? Que tal ajudar a realizar o sonho dos idosos da […]
Com o objetivo de contribuir no combate à pandemia, a Farma Conde atendeu uma convocação pública da Prefeitura de Cruzeiro e está fornecendo 150 oxímetros em comodato para a população […]
60 cestas de produtos de higiene pessoal feminina. Esse foi o resultado da 1ª campanha realizada pela Rede Mulheres pela Vida – União que transforma. Durante o mês de maio, […]
De maio a julho, o Senac Guaratinguetá abrirá mais de 80 bolsas de estudo em cursos técnicos e livres, por meio do Programa Senac de Gratuidade. As vagas são para […]
No mês da mulher, Lorena terá uma programação especial alusiva ao tema. Começa nesta segunda-feira, 8 de março, quando haverá sessão ordinária, com votação do Projeto de Lei para criação […]
A espera de centenas de famílias do Parque Rodovias, moradoras da área de ocupação irregular, chegou ao fim. As 30 primeiras certidões de propriedade da área já foram emitidas pelo […]
Lembra que nós contamos da iniciativa dos moradores da Cecap? O Márcio José dos Santos, o Jorge Luis Novaes e o Celso Thomé Correia decidiram se unir, para promover um […]
Na última segunda-feira, 30 de outubro, foi votado e aprovado, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei 55/2020, da Prefeitura de Lorena, que estende o Auxílio Emergencial Municipal em mais […]
O prefeito Fábio Marcondes sancionou, com vetos, no último dia 22 de outubro, a Lei 3890 de 2020, que amplia o pagamento da Renda Emergencial Temporária em mais uma parcela, […]
Depois de quase oito anos, nesta quarta-feira, 14 de outubro, o prefeito Fábio Marcondes assinou a doação oficial do terreno para a Associação Aldeias de Vida, que já havia sido […]