• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Abertas as inscrições para oficinas gratuitas do Festival de Cinema “Gato Preto”

25/10/2018

Novembro é o mês oficial do “Gato Preto”, festival de curta-metragem do Estado de São Paulo que acontece anualmente em Lorena, realizado pelo Cine Clube do UniFatea, com o intuito de estimular a produção local e promover a atividade artística no Vale do Paraíba.
Dentro da programação deste ano, estão sendo oferecidas oficinas gratuitas de cinema do dia 5 ao dia 11 de novembro. Para participar, é preciso se inscrever na Casa da Cultura, localizada na Rua Viscondessa de Castro Lima, nº 10 – Centro (Tel: 3153 1518).

Das quatro oficinas disponíveis, três acontecerão na Casa da Cultura e uma na Acial (Associação Comercial, Industrial, Autônomos e Liberais de Lorena). Confira detalhes da programação e inscreva-se gratuitamente:

OFICINA: ROTEIRO PARA CURTAS (LORENA – CINEFEST GATO PRETO)

Coordenação: Camila Tarifa

5, 6 e 7/11 – segunda à quarta-feira – das 14h às 18h

Seleção: Por ordem de Inscrição (na Casa da Cultura / gratuitas)

Vagas: 20

Indicação: maiores de 16 anos

Local: Acial – Rua Cel. José Vicente, 132 – Centro – Lorena

Nesta oficina, será realizada uma série de exercícios de escrita de roteiro, cenas, diálogos, personagens, escaleta, sinopse e argumento. A produção do conteúdo acontece de maneira processual, em três encontros. A proposta é que, ao final da oficina, cada participante tenha escrito um roteiro de curta-metragem de até 10 páginas.

OFICINA: A CIDADE DOCUMENTADA (LORENA – CINEFEST GATO PRETO)

Coordenação: Bruno Cucio

6 e 7/11 – terça e quarta-feira – das 13h30 às 17h30

Seleção: Por ordem de Inscrição (na Casa da Cultura / gratuitas)

Vagas: 30

Indicação: maiores de 16 anos

Local: Casa da Cultura

A oficina busca explorar as diferentes formas de representação da cidade e dos indivíduos em relação a ela na linguagem cinematográfica documental. Através da exibição de diversos filmes relacionados ao tema da cidade, procura se aprofundar-se nas propostas estéticas de cada diretor. Passeando por curtas e longas-metragens documentais, tentaremos entender as tentativas de representação e utilização da cidade nas obras audiovisuais, além de analisarmos as diferentes formas da linguagem documental. Serão realizado dois encontros, cada um deles com quatro horas de duração.

Bruno Cucio é cineasta, sócio da Travessia Filmes, produtora que vem se destacando por trabalho audiovisual desenvolvido, como: Para’í, longa-metragem recém finalizado e realizado através do edital Proac, já selecionado no Encontros com o Cinema Brasileiro promovido pela Ancine para os festivais de Cannes e San Sebastian. Um homem satisfeito, curta-metragem exibido no Festival Internacional de São Paulo e no Festival Internacional de Punta del Este. Até onde, curta-metragem selecionado para o Festival de Tiradentes, Festival Entretodos de São Paulo, Festival Internacional de Santa Cruz da Bolívia, Festival Ojo del Sancocho de Bogotá. Além da carreira artística, o profissional também lecionam em diversas instituições e projetos educacionais como projeto Aldeias da Prefeitura de São Paulo, IED – Instituto europeu de design, colégios Oswald de Andrade e Bandeirantes.

OFICINA: INTRODUÇÃO À DIREÇÃO DE ARTE (LORENA – CINEFEST GATO PRETO)

Coordenação: Amanda de Stéfani

8 e 9/11 – quinta e sexta-feira – das 13h30 às 17h30

Seleção: Por ordem de Inscrição (na Casa da Cultura / gratuitas)

Vagas: 20

Indicação: maiores de 16 anos

Local: Casa da Cultura

A oficina pretende proporcionar o contato com os processos da direção de arte, tanto na sua forma estrutural como na relação com os demais departamentos da produção audiovisual. Os encontros serão expositivos com troca de experiências sobre a estrutura do departamento do arte, processos de criação e colaborações com demais equipes dentro de uma produção audiovisual.

Amanda de Stéfani é formada em cinema na FAAP, trabalha em filmes e outras produções no departamento de arte (direção de arte, assistência, produção de objetos, cenografia, figurino etc). Trabalhou em filmes para instituições como Natura, Samsung, Nike, Visa, SOS Mata Atlântica, entre outras. Trabalhou no Hospedaria e também em séries como Plantão do TAS. Ministra oficinas em diversas instituições culturais.

OFICINA DE HUMOR (LORENA – CINEFEST GATO PRETO)

Coordenação: Paulo Leierer

10 e 11/11 – sábado e domingo – das 9h às 13h

Seleção: Por ordem de Inscrição (na Casa da Cultura / gratuitas)

Vagas: 20

Indicação: maiores de 16 anos

Local: Casa da Cultura

A oficina apresentará os fundamentos da escrita, direção e interpretação da comédia, e propõe uma reflexão sobre o gênero cômico, sua pertinência, dosagem e uso, ao mesmo tempo que apresenta aos participantes exercícios práticos que os façam se familiarizar com algumas ferramentas do gênero. Do texto à interpretação, são discutidos conceitos como ritmo, tom, construção narrativa da piada, criação de personagens, conflitos e temas que possam ser aplicados à comédia.

Paulo Leierer, formado em Cinema na FAAP, trabalha com roteiro e direção, com o foco no humor. Seu curtametragem “O Dia M” rodou vários festivais dentro e fora do país foi ganhador da primeira edição do Hollywood Brazilian Film Festival. Dirigiu filmes publicitários, como a premiada campanha para o Rugby brasileiro, da Topper. Criou o canal de esquetes cômicas chamado “O Que Tem Pra Hoje”, no Youtube, que atingiu mais de 24 milhões de visualizações e vendas para o Netflix e Comedy Central. Recentemente lançou o curta “Um Filme de Baixo Orçamento”, com estreia no Festival de Cinema de Gramado, que está circulando diversos festivais dentro e fora do país e foi finalista do prêmio de roteiro Guiões, em Portugal.

 

MAIS LIDAS