Começa nesta quarta-feira, 10 de abril, em todo o Brasil, a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Segundo a Prefeitura, Lorena receberá o total de 27 mil doses da vacina, produzida pelo Instituto Butantan, cuja composição deve imunizar os munícipes contra 3 cepas do vírus Influenza: o H1N1, H3N2 e a linhagem B/Victoria/2/87.
Os trabalhos de imunização deste serão realizados por etapas. A primeira etapa vai do dia 10 ao dia 19 de abril e o público-alvo inclui as crianças de 6 meses a 6 anos de idade, as gestantes e as mães que tiveram filhos há menos de 45 dias (puérperas).
Para a primeira fase, foram disponibilizadas 6 mil doses, que serão aplicadas nas Unidades de Saúde. Haverá também a atualização do cartão vacinal para aqueles que não estão com o calendário em dia.
A segunda fase começa no dia 22 e o público-alvo é composto pelos idosos, profissionais de saúde, professores, pessoas diabéticas, obesas, portadoras de doenças crônicas, imunossuprimidos, transplantados e portadores de trissomias.
Durante a campanha, haverá o Dia “D” de mobilização nacional, que acontece dia 4 de maio, na Praça Arnolfo Azevedo, com horário previsto das 8h às 16h30, somente para aplicação da vacina em adultos.
Os faltosos e as crianças serão vacinados apenas nas Unidades de Saúde, devido à necessidade de consulta e cadastro das vacinas de rotina no sistema de informação (SIPNI). É importante ressaltar que a apresentação do CPF e do Cartão do SUS é obrigatória em qualquer ação de vacinação.
Sobre a doença
A gripe (influenza) é uma infecção viral respiratória aguda e altamente contagiosa, sendo mais grave do que um resfriado comum, podendo levar a complicações médicas sérias. A doença pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade, sendo facilmente transmitida através da tosse, espirro e contato próximo com uma pessoa ou superfície contaminada.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ocorrência de casos da influenza pode variar de leve a grave e até levar a óbito. A hospitalização e o óbito podem ocorrer principalmente entre os grupos de alto risco. Em todo o mundo, estima-se que epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e cerca de 290 mil a 650 mil óbitos.
Apenas este ano, já foram confirmados 69 casos de influenza e 17 óbitos no Amazonas, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.
Por que as pessoas precisam se vacinar todos os anos?
A gripe é causada, principalmente, por quatro cepas do vírus influenza: 2 cepas A (H1N1 e H3N2) e 2 linhagens B. E, como esses vírus estão em constante mudança de um ano para outro, novas vacinas precisam ser produzidas anualmente e por isso é importante se vacinar contra a gripe todos os anos. Anualmente, a composição das vacinas de gripe é definida pela OMS. Para 2019, a OMS anunciou que houve modificação na cepa A H3N2 e na linhagem B Victoria.
No Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde, o número total de casos confirmados de influenza até o final de dezembro de 2018 foi de 6.754, sendo pacientes com uma mediana de idade de 37 anos – faixa etária que normalmente não é contemplada pela vacina oferecida no Programa Nacional de Imunizações (PNI). A região sudeste registrou o maior número de casos de influenza, com 46,6% dos registros e o estado com o maior número de óbitos foi São Paulo, com 42,1% dos casos.
Estudos demonstram que a imunização contra a gripe pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe.
Outras formas de prevenção contra a gripe são lavar as mãos e manter bons hábitos de higiene, como cobrir a boca e o nariz quando for tossir ou espirrar.
Diferenças entre gripe e resfriado
A gripe e o resfriado são doenças respiratórias, mas são causados por diferentes vírus. Em geral, a gripe é pior do que o resfriado comum, e os sintomas são mais intensos. As pessoas com resfriado são mais propensas a apresentar sintomas como nariz escorrendo ou entupido. Os resfriados geralmente não levam a complicações de saúde, como pneumonia, infecções bacterianas ou hospitalizações. A gripe pode levar a sérias complicações associadas. Os sintomas da gripe podem incluir febre alta ou sensação de febre/calafrios, tosse, dor de garganta, nariz entupido, dores musculares ou corporais, dores de cabeça, fadiga (cansaço), sendo uma doença potencialmente fatal.
A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Saúde, irá realizar um Dia D contra a Dengue nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, das 8h às 12h. Diversos bairros serão […]
Durante o período festivo do fim de 2024 e início do novo ano, a concessionária CCR RioSP registrou uma redução de 75% no número de vítimas fatais, com uma movimentação […]
Com tristeza, comunicamos o falecimento de João Batista Ivo, aos 77 anos, neste domingo, 12 de janeiro. Nascido em Virgínia-MG, João Batista veio pra Lorena em 1960, onde trabalhou como […]
No verão, as chuvas e temperaturas elevadas favorecem a proliferação do mosquito da dengue. Por isso, é preciso que a população redobre os cuidados e faça a sua parte, para […]
O que os três professores dessa foto têm em comum? Eles compartilham um sonho e um objetivo: transformar a realidade dos jovens, oferecendo uma preparação de qualidade para o ingresso […]
Ela é lorenense, acredita que todos nós necessitamos de cores em nossas vidas para enfrentar com alegria o dia a dia e seus quadros são sucesso no mundo todo. Talita […]
O edital do novo concurso Aeronáutica foi publicado para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) para o ano de 2026. A oferta é […]