• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
COLUNISTAS

COLUNISTAS

VÍDEOS
COLUNISTAS / O Lorenense

Centro de Esterilização Animal de Lorena registra 5 mil castrações de cães e gatos

13/05/2019

No final do mês de abril, o Centro de Esterilização Animal de Lorena (CEA) registrou a marca de 5 mil cirurgias de castração realizadas. Instalado e mantido pela Prefeitura, o procedimento de castração é feito em um prédio exclusivo para este fim, localizado na Vila Cida, que conta com recepção, sala de preparo, sala de recuperação, sala de utilidades, sala de esterilização de materiais e centro cirúrgico, equipados conforme as recomendações do Conselho Regional de Medicina Veterinária e normas do Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária.

Inaugurado em dezembro de 2015, o principal objetivo do Centro de Esterilização Animal é fazer o controle populacional de cães e gatos do município, por meio da cirurgia de castração dessas espécies, diminuindo, desta forma, o número de animais de rua e as taxas de abandono. Além da prevenção de zoonoses e outros agravantes, o controle populacional dos animais traz diversos benefícios não só para população humana, como também para os próprios animais. Isso inclui a diminuição da incidência de câncer de mama nas fêmeas, diminuição de câncer de próstata e testicular nos machos, prevenção de doenças do aparelho reprodutor, minimiza a demarcação territorial pela urina, melhora do comportamento, entre outros benefícios.
Além da cirurgia, os animais também recebem vacina antirrábica, além de um implante de microchip, que proporciona a identificação única deste animal e também o registro do mesmo, em nome de seu proprietário ou guardião.

Como agendar?

O agendamento pode ser feito de forma presencial pelo dono do animal, de segunda à sexta, das 8h às 12h, na Secretaria de Saúde. No momento do agendamento, é necessária a apresentação dos documentos do proprietário / guardião do animal (CPF, RG e Cartão SUS) e comprovante de residência. A cirurgia não é cobrada. O proprietário paga somente o microchip que é inserido no animal no momento da cirurgia. Entidades de proteção animal e população de risco e vulnerabilidade social estão isentas da cobrança. O serviço é exclusivo para moradores de Lorena.

Para mais informações, ligue: 3159 3300.

COLUNISTAS / Redação

MAIS LIDAS