Por José Aurélio Pereira
Gente mal intencionada tem vendido falsos remédios de emagrecimento e usado indevidamente o nome de médicos. O endocrinologista lorenense João Eduardo Nunes Salles, um dos profissionais mais respeitados do Brasil em sua área, teve a identidade associada de maneira criminosa a um medicamento chamado Phyto Power Caps. Ele nunca recomendou o produto.
Salles concedeu entrevista ao programa de televisão Bem Estar, da TV Globo, em 14 de março de 2016. O programa falava dos medicamentos Sibutramina, Orlistat e Liraglutida; este último havia sido aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão federal regulador, à ocasião.
Desde abril deste ano, no entanto, um vídeo clandestino aproveita a fala original do médico para divulgar o Phyto Power Caps como se o suposto medicamento estivesse sendo indicado por ele. A edição é visível. A tela em que a Sibutramina é mostrada foi substituída por outra em que aparece o Phyto Power Caps.
Coincidentemente, no último dia 15, o programa Fantástico, também da TV Globo, mostrou a apreensão de duas toneladas de medicamento clandestino em Cachoeira Alta, interior de Goiás.
Normalmente, a venda de remédios falsos ocorre pela internet. A reportagem do Fantástico mostrou marcas como Fit Gold extrato de ervas e Moder Diet Gold extrato de ervas. Segundo a matéria, os usuários tiveram palpitação, taquicardia e formigamento. Uma médica ouvida pelo vídeo destaca o perigo de morte ocasionada pelos falsos remédios. O empresário responsável pela produção clandestina de remédios mostrada pelo Fantástico foi preso.
Há medicamentos utilizados para vários fins, inclusive para o combate à obesidade. Emagrecimento, no entanto, não se consegue apenas pela ingestão de remédios, mas por dieta e atividade física.
Todavia, é preciso frisar: qualquer procedimento de saúde necessita ser acompanhado por um médico. É o profissional da medicina que prescreverá a droga adequada. Esta, por sua vez, será adquirida em farmácias físicas e reconhecidamente estabelecidas no mercado.
Não se pode comprar remédio como quem compra roupa. A saúde do cidadão não depende apenas de bons serviços, mas também passa pela conscientização individual. É preciso saber agir para viver bem. É isso.
Vídeo real: https://globoplay.globo.com/v/4882032/
José Aurélio Pereira é jornalista, professor universitário e mestre em Comunicação. Atua em Lorena como empresário, no setor da Educação.
É de conhecimento geral que eu também trabalho em uma escola de idiomas. Sempre conciliei o ofício de jornalista ao de professor. Já lecionei muitas disciplinas, mas ensinar inglês é […]
O dia 12 de outubro traz recordações boas e ruins. E algumas nem boas, nem ruins. Entre estas últimas, está a fundação do Banco do Brasil por Dom João VI, […]
Há alguns dias, o público brasileiro reagiu negativamente a uma apresentação prévia do filme que conta o assassinato do casal Richthofen pela filha. Em uma avalanche de críticas, pedia-se, entre […]
O homem de hoje tem participação mais ativa na sociedade. As redes sociais banalizaram o conteúdo e pessoas sem formação transformaram-se em jornalistas. Estes, por sua vez, acuados, tiveram que […]
Sabe aquela sensação de que o dia é insuficiente para o cumprimento de todas as obrigações? Afinal, é preciso muita dedicação para usufruir, após alguns anos, dos benefícios de uma […]