Por José Aurélio Pereira
O ano começou e, com ele, a expectativa da escolha de novos representantes no legislativo e executivo municipais. Siglas dão opções de filiação e a população se vê envolta em uma teia recheada de interesses. Todos os lados almejam uma fatia do bolo.
A proximidade com o dono da festa, o eleitor, ocorre de maneira diferente em ano eleitoral. Não por culpa só do político, mas também do cidadão.
A sensação de civilidade no Brasil acompanha a periodicidade das Copas do Mundo – não à toa, somos chamados de país do futebol. Não pode!
É preciso votar bem, votar consciente e acompanhar sempre o trabalho do político escolhido. Você se lembra em quem votou para deputado na última eleição?
A participação popular é fundamental e tem surtido efeito.
José Roberto Guzzo, renomado jornalista de política, afirma que as estatais, que deram prejuízo de R$ 35 bilhões em 2015, passaram a ter lucro de R$ 70 bilhões ao final de 2019. O eleitor que gritou contra a corrupção vem conseguindo resultado.
Em Lorena, há cerca de 50 candidatos a vereador e pelo menos cinco postulantes ao Paço Municipal.
Fábio Marcondes deve anunciar nos próximos dias o nome da pessoa com quem subirá no palanque e o partido político escolhido após a saída do PSDB. Além dele, o tucano Sylvio Balerini, Beto Múcio, do PRTB, o pepebista Renato Marton e JC do Supermercado.
– ENTREVISTAS –
O Portal O Lorenense quer cumprir com o papel de informar de maneira isenta e preparou uma sabatina com todos os pré-candidatos.
Marcamos conversas com os quatro nomes declarados e deveremos agendar com o pré-candidato apoiado pelo prefeito. Deveremos publicar, ao longo deste semestre, entrevistas que darão visibilidade aos políticos e oportunidade de conhecimento aos eleitores.
Acreditamos no firme propósito de que a informação deve conduzir qualquer processo decisório. Assim, pretendemos oferecer aos envolvidos o máximo de elementos para que, no final de 2020, possamos comemorar de um jeito ou de outro na festa chamada democracia.
Portanto, participemos. E participemos conscientemente. É isso.
José Aurélio Pereira é jornalista, professor universitário e mestre em Comunicação. Atua em Lorena como empresário, no setor da Educação.
Por José Aurélio Pereira O entendimento do Ministro Fachin de tornar nulas as decisões do foro curitibano e de transferir o julgamento do ex-presidente para Brasília não só ressuscitou o […]
Por José Aurélio Pereira As denúncias de assédio contra o ator e roteirista Marcius Melhem ganharam novos elementos na última semana. A revista Piauí deu detalhes de como teria ocorrido […]
Por José Aurélio Pereira Há algum tempo, escrevi sobre a existência de abutres da politicagem em Lorena. Gente suja, que gosta de denegrir ou distorcer a imagem de alguém por […]
A pandemia trouxe dificuldades e também novas oportunidades. Todo profissional precisou redefinir os canais de atuação e as formas de prospecção. O escritor canadense Marshall McLuhan, um dos maiores pensadores […]
Por José Aurélio Pereira O afrouxamento proposto pelo governador João Dória (PSDB) na última semana é uma medida populista, com consideráveis doses de oportunismo. Transfere aos prefeitos do Estado a […]
O Dia do Orgulho Nerd foi celebrado na semana passada, em 25 de maio. E eu, que sou nerd de carteirinha, estou aqui hoje pra falar sobre o retorno de […]