• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

O adeus à Simone Queiroz, paciente suspeita de coronavírus em Lorena

30/04/2020

Com imensa tristeza, a família de Simone Maria Figueiredo de Queiroz comunica seu falecimento, na madrugada desta quinta-feira, 30 de abril. Simone, cujas características mais marcantes eram a alegria e o amor à vida, completaria 73 anos no próximo dia 9 de maio. Ela estava internada na Santa Casa de Misericórdia de Lorena desde a última sexta-feira, 24 de abril, com pneumonia confirmada e aguardando resultado do exame para coronavírus, pois seu marido, o engenheiro José Marinho de Queiroz, de 75 anos, já tem exame positivo de Covid-19 e segue na UTI da Santa Casa.

A partida de Simone pegou a todos de surpresa, pois apesar de estar internada desde o dia 24, na Clínica de Isolamento, ela parecia reagir bem ao tratamento e vinha se comunicando com a família o tempo todo, pelo celular, por mensagens, ligações e videochamadas. Quem mais preocupava era o marido, que já estava na UTI desde o dia 22, em estado grave. Inclusive, as notícias que ela deu aos filhos na terça-feira (anteontem) eram animadoras, com expectativa de alta nesta quinta-feira (hoje). A última vez que ela falou com a filha foi às 21h e ela ainda se sentia bem, apesar da pneumonia e de ser hipertensa. No entanto, de madrugada de terça para quarta-feira, seu estado piorou e ela precisou ser transferida para a UTI, onde lutou pela vida até a madrugada de ontem para hoje. Mas não resistiu.

Simone era a mãe amada do Luiz Mário, do Luiz Paulo e da Daniela Juliana; avó apaixonada pelos netos Bianca, Vinícius, Renan e Danilo; sogra querida da Adriana e do Péricles. A família e as viagens com o marido eram a sua paixão de sua vida, que foi interrompida hoje. Muito provavelmente, Simone é a primeira vítima do coronavírus em Lorena, doença que já fez mais de 200 mil vítimas fatais em todo o mundo.

Evolução do caso

Segundo informou a família ao Portal O Lorenense, o marido de Simone (o engenheiro José Marinho de Queiroz) precisou viajar para São Paulo no dia 13 de abril, a trabalho. Aos 75 anos, José Marinho é hipertenso e diabético, mas não tinha outra alternativa, pois precisava trabalhar. No dia 15, ligou para a esposa, relatando que não se sentia bem, mas apresentava apenas enjoo. Voltou para Lorena no dia 17, ainda enjoado. Não tinha febre, nem tosse, nem coriza, mas foi para o Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia, pois além do enjoo, sentia-se fraco. Ainda de acordo com o relato da família, neste atendimento, foi receitado remédio para enjoo e soro, para ser tomado em casa. O engenheiro seguiu em casa por cinco dias e, embora não apresentasse outros sintomas, também não melhorava. No dia 22, apareceu a febre e a família o levou ao Hospital Unimed. “Mas ele não tinha nenhum sintoma gripal, não reclamava de falta de ar nem nada. Tanto que chegou andando e conversando para a consulta”, conta sua filha.

No Hospital Unimed, quando entrou para atendimento, foi imediatamente isolado, inclusive da família. “Daí pra frente, segundo a médica que o atendeu, ele começou a piorar muito rápido. Mas nós nem chegamos a ver o meu pai ruim assim. Fomos informados que ele precisava ser entubado e iria para a UTI”, continua a filha Juliana. Ele passou a primeira noite na UTI do Hospital Unimed e foi transferido para a Santa Casa no dia seguinte. De acordo com a Secretaria de Saúde de Lorena, José Queiroz chegou na Santa Casa, no dia 23 de abril, apresentando febre, tosse, vômito, queda de oxigenação, falta de ar e perda de apetite.

A confirmação do coronavírus veio no domingo, 26 de abril. O paciente segue na UTI, necessitando do uso de respirador mecânico, mas a família foi informada que ele está estável.

A filha do casal conta que, desde que o pai chegou a Lorena, sua mãe seguiu cuidando dele, em contato direto. Até o dia da internação do marido (no dia 22), Simone não sentia nada. No entanto, no dia seguinte (dia 23), bastante nervosa pela piora repentina do marido, começou a passar mal. Apresentou febre e pressão alta. No dia 24 (última sexta-feira), acordou com dor na nuca e a pressão bastante alterada. Foi levada ao Pronto Socorro Municipal logo pela manhã, onde foi constatado, pelo exame de raio-x, que ela tinha pneumonia. Devido ao fato do marido estar na UTI (embora seu exame ainda não estivesse confirmado), foi decidido que ela ficaria internada, por precaução.

Ela permaneceu na Clínica de Isolamento da Santa Casa até a terça-feira, 28 de abril. Como já explicado anteriormente, ela parecia evoluir bem e estava na expectativa de receber alta. Infelizmente, agravou na madrugada de terça para quarta e faleceu na madrugada desta quinta-feira.

Em nota, a Prefeitura informou o óbito suspeito: “Deu entrada na Santa Casa de Lorena no dia 24 de abril, na ala de isolamento, clinicamente estável, apresentando febre, tosse e falta de ar, com início dos sintomas no dia 22. No dia 29 de abril, foi transferida para a UTI devido ao agravamento do caso. O material para realização de exame de Covid-19 foi coletado no dia 24, momento da internação, e encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz. A Secretaria de Saúde aguarda o resultado do exame. Informamos ainda que a paciente é comunicante domiciliar direto de um paciente que se encontra internado na UTI da Santa Casa de Lorena, com resultado positivo para Covid-19”.

Dois filhos do casal, que tiveram contato com os pais, seguem em isolamento domiciliar. “Estou no automático. Ainda não estou acreditando. Mas preciso dividir a história da minha família para alertar as pessoas. Os sintomas variam de uma pessoa para outra e podem evoluir rápido. Por isso, estejam atentos e cuidem uns dos outros”, finaliza Juliana.

O Portal O Lorenense solicita que você, que está lendo esta notícia agora, que faça uma oração por esta família, independente de sua crença ou religião.

Coronavírus – Boletim de 30 de abril

Nesta quinta-feira, dia 30, o boletim diário da Secretaria da Saúde aponta os seguintes dados relativos a Lorena:

* CASOS CONFIRMADOS: 10

Internados: 2

Em isolamento domiciliar: 1

Recuperados: 7

Neste link, você confere o perfil dos 7 primeiros casos confirmados (matéria de segunda-feira, 27 de abril): http://olorenense.com.br/2020/04/27/lorena-tem-7-casos-confirmados-de-covid-19/?fbclid=IwAR0BvJA8KEup-LWCVpoVzRszlmCz68vBB3xUzqSnRukoTcblI0gWEuSD-Xc

Os outros 3 casos (8º, 9º e 10º) foram confirmados ontem (dia 29), mas ainda foram divulgadas informações sobre o perfil destes pacientes.

 

* CASOS SUSPEITOS (aguardando resultado): 21

Internados em isolamento: 4

Em casa: 17

 

* NOTIFICAÇÕES DESCARTADAS: 99

 

* INTERNADOS (SUSPEITOS): 4

UTI: 0 (Santa Casa) / 0 (Unimed)

Clínica de Isolamento: 2 (Santa Casa) / 2 (Unimed)

 

* INTERNADOS (CONFIRMADOS): 2

UTI: 1 (Santa Casa) / 0 (Unimed) / 1 (lorenense em outro município)

Clínica de Isolamento: 0 (Santa Casa) / 0 (Unimed)

 

* ÓBITOS: 1 suspeito / 3 descartados

 

* DADOS DE OUTROS MUNICÍPIOS EM LORENA:

Internados na UTI da Santa Casa: 1 suspeito

Internados na Clínica de Isolamento da Santa Casa: 0

Internados na UTI da Unimed: 1 suspeito

Internados na Clínica de Isolamento da Unimed: 1 suspeito

Total de internados de outros municípios: 3 suspeitos

Óbitos de outros municípios nos hospitais de Lorena: 0

MAIS LIDAS