A imagem da foto acima não é muito conhecida, mas são mulheres americanas da década de 30 sendo criativas na crise.
Que o mundo pós Covid já está balançando corações e mentes, isso já não é novidade. A grande verdade é o que o Brasil nunca passou por uma grande crise, como as guerras e até mesmo algo do tipo, como a Grande Depressão Americana, em 1930, com a quebra da bolsa de Nova York.
O que podemos aprender com os povos que já passaram por grandes crises é que, em tempos de crise na economia, é comum termos que nos reinventar e muitas vezes adaptar nossos hábitos de consumo e termos que abrir a mente para opções alternativas.
A Nutella por exemplo, só surgiu porque estava escasso o cacau na Europa, por conta da Segunda Guerra Mundial, e de forma criativa fizeram uma pasta doce com avelãs, para substituir o chocolate.
Vamos falar de criatividade então, tipo o reaproveitamento: o perfil de consumo do americano é muito do estilo “faça você mesmo” (em inglês “DIY”, ou “do it yourself”). Um exemplo disso é que, durante a Grande Depressão, eles inovaram reaproveitando sacos de farinha para criar roupas e vestidos. Mais do que moda, longe de ser bonito ou confortável, era uma necessidade econômica. Então as refinarias, percebendo essa tendência ao reaproveitamento, começaram a ensacar a farinha em sacos com estampas florais, até como um diferencial da marca; alguns deles, inclusive, faziam a gentileza de inserir instruções, para sugerir o melhor modo de aproveitamento dos sacos!
Estima-se que mais de 3,5 milhões de crianças e mulheres usaram roupas feitas a partir de embalagens naquela época.
A palavra crise deveria ser vista com mais positividade, até mesmo porque pessoas negativas não conseguem ser criativas.
Tire uma letra: CRISE por CRI$E = CRIE.
CRIE soluções para a sua empresa, para o seu produto, ajude seu cliente em seu novo perfil de consumo.
CRIE soluções sustentáveis como os sacos de farinha da década de 30.
CRIE novos produtos ou serviços com recursos que possui, como a Ferrero fez com a Nutella (amada Nutella, “grazie signore Pietro Ferrero”).
CRIE novos serviços com o seu talento, melhore-o com estudos do novo perfil no consumidor.
Que esses cases aqui contados lhe façam pensar fora da caixa. E aí, você vai criar o quê?
Caroline Paes é especialista em Marketing de Transformação
Facebook: https://www.facebook.com/carolpaesrois
Instagram: @carolinepaes.mkt
Empreendimento com gosto de sonho é sempre mais gostoso, né?! Imagina quando a realização desse sonho é, literalmente, pura doçura! É assim a nova loja Manu Sobremesas. A fada dos […]
Imagine um lugar onde você possa levar suas roupas para lavar, costurar, tingir e até levar os sapatos para arrumar?! É o que você já pode fazer em Lorena, porque […]
Entre os dias 1 e 8 de outubro, estarão abertas as inscrições para portadores de diplomas de nível superior que desejem ingressar na EEL-USP (Escola de Engenharia de Lorena – […]
A população lorenense tem agora 8 novos motivos para frequentar o Mercado Municipal. Isso porque, além de abrigar importantes serviços públicos (PAT, Procon, Sebrae Aqui, Banco do Povo, Cejusc, Detran, […]
Encontrar mão de obra qualificada e perfil alinhado às exigências do mercado tem sido um grande desafio para as empresas. Pensando nisso, a ETEC Pe. Carlos Leôncio da Silva realiza […]
Qualidade! É isso que a Vitta Cozinha Industrial coloca à mesa. Há seis anos instalada em Lorena, atendendo empresas da região, num conceito de cozinha industrial sem perder o gostinho […]
Distribuidora de linhas profissionais de cabelo e maquiagem, cursos de beleza e salão. São dez anos de uma empresa que oferece soluções em beleza em diversas frentes em Lorena. Foi […]
Quem resiste às delícias das festas juninas? Depois do Carnaval, é a festa mais aguardada pelos brasileiros. E os pratos típicos, invariavelmente, fazem tanto ou mais sucesso que as quadrilhas: […]
Uma empresa que tem como missão oferecer à comunidade produtos e soluções para resolver problemas que comprometem a saúde e o bem-estar. É assim o Ortocentro, especializado em produtos ortopédicos […]
Apesar de já estarmos praticamente na metade do ano, a diferença no valor do IPTU 2019 de Lorena ainda tem sido questionada por parcela considerável da população. Diante do grande […]