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Você sabe como ter criatividade na CRIsE?

03/06/2020

Reciclagem de sacos de farinha na década de 30

A imagem da foto acima não é muito conhecida, mas são mulheres americanas da década de 30 sendo criativas na crise.

Que o mundo pós Covid já está balançando corações e mentes, isso já não é novidade. A grande verdade é o que o Brasil nunca passou por uma grande crise, como as guerras e até mesmo algo do tipo, como a Grande Depressão Americana, em 1930, com a quebra da bolsa de Nova York.

O que podemos aprender com os povos que já passaram por grandes crises é que, em tempos de crise na economia, é comum termos que nos reinventar e muitas vezes adaptar nossos hábitos de consumo e termos que abrir a mente para opções alternativas.

A Nutella por exemplo, só surgiu porque estava escasso o cacau na Europa, por conta da Segunda Guerra Mundial, e de forma criativa fizeram uma pasta doce com avelãs, para substituir o chocolate.

Nutella: criação pós-guerra

Vamos falar de criatividade então, tipo o reaproveitamento: o perfil de consumo do americano é muito do estilo “faça você mesmo” (em inglês “DIY”, ou “do it yourself”). Um exemplo disso é que, durante a Grande Depressão, eles inovaram reaproveitando sacos de farinha para criar roupas e vestidos. Mais do que moda, longe de ser bonito ou confortável, era uma necessidade econômica. Então as refinarias, percebendo essa tendência ao reaproveitamento, começaram a ensacar a farinha em sacos com estampas florais, até como um diferencial da marca; alguns deles, inclusive, faziam a gentileza de inserir instruções, para sugerir o melhor modo de aproveitamento dos sacos!

Estima-se que mais de 3,5 milhões de crianças e mulheres usaram roupas feitas a partir de embalagens naquela época.

A palavra crise deveria ser vista com mais positividade, até mesmo porque pessoas negativas não conseguem ser criativas.

Tire uma letra: CRISE por CRI$E = CRIE.
CRIE soluções para a sua empresa, para o seu produto, ajude seu cliente em seu novo perfil de consumo.

CRIE soluções sustentáveis como os sacos de farinha da década de 30.
CRIE novos produtos ou serviços com recursos que possui, como a Ferrero fez com a Nutella (amada Nutella, “grazie signore Pietro Ferrero”).

CRIE novos serviços com o seu talento, melhore-o com estudos do novo perfil no consumidor.

Que esses cases aqui contados lhe façam pensar fora da caixa. E aí, você vai criar o quê?

Caroline Paes é especialista em Marketing de Transformação

Facebook: https://www.facebook.com/carolpaesrois

Instagram: @carolinepaes.mkt

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