• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Cultura Gente

Viva o saudoso Jornal Guaypacaré!

06/08/2022

Se vivo estivesse, neste sábado de 6 de agosto, o Jornal Guaypacaré estaria completando seu 47° aniversário.

Essa sempre foi uma data especial na vida de quem fazia – ou só lia! – o Guaypacaré, que participou da história de Lorena e a registrou por 39 anos… de 1975 a 2014.

Foram quase 40 anos fazendo boa imprensa, formando e informando a opinião pública lorenense, combatendo o bom combate. Jornal independente, cuja linha editorial nunca esteve em negociação, sobrevivendo única e exclusivamente com o apoio de seus anunciantes, parceiros e assinantes. Feito em família e contando com equipe super reduzida, com todas as dificuldades que enfrenta a imprensa séria, e a colaboração de dezenas de colunistas que compartilhavam, voluntariamente, o seu conhecimento e opinião, sempre responsável.

Foi um jornal que sobreviveu, durante quase 40 anos, a perseguições, censuras e ameaças, que aconteciam constantemente nos bastidores. Um jornal que jamais foi processado por calúnia, injúria ou difamação. Que nunca precisou de um pedido de resposta via judicial.

Cada edição era recheada de notícias do dia a dia e de resgates da história de Lorena. Com respeito a cada uma delas. Com respeito a cada um de seus personagens.

Um jornal fundado pelo jornalista João Bosco “Paçoca”, que sempre contou com a parceria de sua amada e saudosa esposa Carolina Staut nessa jornada. Que teve sua história finalizada em 2014, mas que tem continuidade, direta e indiretamente, por aqui, no Portal O Lorenense, fundado em 2014, pelos irmãos Graziela e Marcelo Staut, que também ajudaram a construir o Guaypacaré… e continuam a registrar os capítulos da história da Lorena que todos nós amamos.

Viva o Guaypacaré! Obrigada, “Paçoca”, Carolina e a todos que, de alguma forma, ajudaram este importante veículo de comunicação a existir. Orgulho define!

 

MAIS LIDAS