• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
Premature newborn baby girl in the hospital incubator after c-section in 33 week

Prematuridade é principal causa da mortalidade infantil antes dos 5 anos

08/11/2022

O parto prematuro é a principal causa global da mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade e o Brasil é o 10º colocado no ranking mundial dos países com mais nascimentos prematuros. O bebê é considerado prematuro quando nasce antes da 37ª semana de gravidez – uma gestação completa varia entre 37 e 42 semanas.

Por isso, a campanha Novembro Roxo leva um alerta às famílias e à sociedade sobre o crescente número de partos prematuros, suas causas e consequências. De acordo com o Ministério da Saúde, todo ano são registrados em torno de 340 mil nascimentos prematuros no Brasil, o equivalente a seis casos a cada dez minutos.

Levantamento feito pela ONG Prematuridade.com, única organização sem fins lucrativos nacional dedicada à causa da prematuridade, mostrou que, para 95,4% dos brasileiros, as políticas públicas relacionadas à prematuridade devem ter alta prioridade, sendo 74,1% afirmando que essa priorização deve ser muito alta e 21,3%, alta.

O levantamento mostra que 30% das mães e pais de bebês prematuros desconheciam totalmente o tema antes de eles mesmos passarem por essa experiência; 30% conheciam muito pouco e 28% possuíam praticamente nenhum conhecimento sobre o assunto.

Por isso, o objetivo do Novembro Roxo é levar mais informações sobre o pré-natal, informar as mulheres em idade fértil e também os profissionais de saúde, para que, em caso de parto prematuro, os riscos sejam menores, tanto para mãe quanto para o bebê.

A campanha do Novembro Roxo deste ano tem como slogan o “Garanta o contato pele a pele com os pais do bebê prematuro desde o momento do nascimento”. “Sabemos que cada caso deve ser avaliado separadamente, mas que muitas vezes é possível. Por mais que seja um bebê bem prematuro, é possível esse contato imediato de mãe com bebê, o pele a pele, o cheiro, o toque, a voz, o batimento cardíaco e o quanto isso impacta na saúde integral, tanto física quanto emocional desse bebê; e isso tem impacto a longo prazo. O método canguru traz muitos benefícios”, afirma a ONG.

Foto e fonte: Agência Brasil

 

 

MAIS LIDAS