Neste mês de agosto, em um passo significativo para otimizar os processos e melhorar a experiência do paciente, a Santa Casa de Lorena firmou parceria com a empresa multinacional Elis, líder global em soluções de gestão e higienização de enxovais hospitalares. O investimento contemplou todas as áreas de atendimento público e privado.
Com tecnologia de rastreamento das peças, via sistema de radiofrequência (RFID), a Santa Casa de Lorena garante a reposição e o dimensionamento de lençóis, fronhas, cobertores, privativos, campos, aventais, camisolas e toalhas de banho, de acordo com a necessidade do hospital, evitando escassez ou falta de enxoval para manutenção do estoque adequado da instituição. “A partir do feedback dos próprios pacientes, a administração do hospital entendeu que essa melhoria precisava ser aplicada e, por isso, investimos nesse novo conceito de gestão de enxovais. Esperamos que essa mudança reduza os tempos de resposta, garantindo um fornecimento constante de peças limpas e higienizadas para os pacientes”, relata Patrícia Helena, coordenadora de hotelaria do hospital.
O microchip instalado nas peças permite a gestão e o controle dos enxovais, por meio do sistema MyElis, que disponibiliza o acesso a dados e informações 24h por dia, em todos os dias da semana, dispensando o trabalho manual e individual realizado anteriormente.
Para inserir a equipe do hospital nesse processo tecnológico, a representante da empresa Elis, Patrícia Lima, aplicou um treinamento simulando a operação como um todo e por temas separados, por exemplo, o volume, o período e o tipo de peça, o estoque por setor, o tempo em que a peça está parada, os momentos em que são distribuídos mais itens, possibilitando um planejamento melhor das estratégias de gestão.
Segundo a coordenadora de hotelaria da Santa Casa, o investimento gera benefícios tanto para os pacientes quanto para a instituição. “A principal conquista, sem dúvidas, é a assistência mais eficiente, segura e voltada para o bem-estar dos pacientes, com produtos de ótima qualidade. Mas, devido ao controle em tempo real, poderemos também reduzir a taxa de evasão dos enxovais; afinal, tínhamos um grande índice de peças extraviadas e, com essa parceria, pretendemos reduzir ou eliminar esse número”.
O investimento em tecnologia para otimização dos processos reforça o compromisso da Santa Casa de Lorena de priorizar o bem-estar e a segurança dos pacientes. E, no contexto dinâmico da área de saúde, a iniciativa ainda ressalta a importância da gestão como ferramenta para aprimorar a assistência e melhorar a experiência do paciente, evitando possíveis lacunas e garantindo um fluxo contínuo de recursos essenciais.
A Secretaria de Saúde de Lorena confirmou nesta terça-feira, 27 de agosto, que a cidade registrou um caso confirmado de Mpox, em um homem de 25 anos. Há também um […]
Uma rede lorenense que não para de investir na sua cidade. Foi inaugurada no último sábado, 11 de maio, a Farma Uchôas da rua Principal (rua Dr. Rodrigues de Azevedo, […]
O Hospital Unimed de Lorena tem a única UTI do Vale do Paraíba a conquistar o selo de UTI Top Performer. O selo é divulgado pela AMIB (Associação de Medicina […]
Nessa semana, aconteceu em Lorena a primeira reunião do Comitê de Combate à Dengue, criado pela Prefeitura, com o objetivo de estabelecer estratégias para o enfrentamento à doença. Durante o […]
Um médico de Lorena em destaque na região. O dr. Luiz Guilherme Andrade Gomes, coordenador da UTI do Hospital Unimed Resende, comemorou a conquista do selo de UTI Top Performer […]
Além da nova Clínica Cirúrgica SUS, nesta quinta-feira, 14 de março, a Santa Casa de Lorena também inaugurou um novo Ambulatório de Especialidades Médicas SUS, a fim de melhorar a […]
A Santa Casa de Lorena anuncia a abertura de um Pronto Atendimento para atender pacientes com sintomas de dengue, que funcionará todos os dias, das 7h às 19h, a partir […]
A Santa Casa de Lorena recebeu, recentemente, a enfermeira @natali_spetri, escritora do Livro A nova liderança na Enfermagem; fundadora da Essence Gestão e Liderança na Saúde; conselheira do Coren-SP (Gestão […]
Os novos cipeiros da Santa Casa de Lorena (gestão 2024-2025) concluíram, nesta semana, o treinamento da Norma Regulamentadora (NR-5), que trata da formação e do funcionamento da Comissão Interna de […]
A Santa Casa de Misericórdia de Lorena conquistou o Selo Inicial “Hospital Amigo do Idoso”, instituído pelo Governo do Estado de São Paulo para incentivar a qualificação geronto-geriátrica dos hospitais […]