Neste mês de agosto, em um passo significativo para otimizar os processos e melhorar a experiência do paciente, a Santa Casa de Lorena firmou parceria com a empresa multinacional Elis, líder global em soluções de gestão e higienização de enxovais hospitalares. O investimento contemplou todas as áreas de atendimento público e privado.
Com tecnologia de rastreamento das peças, via sistema de radiofrequência (RFID), a Santa Casa de Lorena garante a reposição e o dimensionamento de lençóis, fronhas, cobertores, privativos, campos, aventais, camisolas e toalhas de banho, de acordo com a necessidade do hospital, evitando escassez ou falta de enxoval para manutenção do estoque adequado da instituição. “A partir do feedback dos próprios pacientes, a administração do hospital entendeu que essa melhoria precisava ser aplicada e, por isso, investimos nesse novo conceito de gestão de enxovais. Esperamos que essa mudança reduza os tempos de resposta, garantindo um fornecimento constante de peças limpas e higienizadas para os pacientes”, relata Patrícia Helena, coordenadora de hotelaria do hospital.
O microchip instalado nas peças permite a gestão e o controle dos enxovais, por meio do sistema MyElis, que disponibiliza o acesso a dados e informações 24h por dia, em todos os dias da semana, dispensando o trabalho manual e individual realizado anteriormente.
Para inserir a equipe do hospital nesse processo tecnológico, a representante da empresa Elis, Patrícia Lima, aplicou um treinamento simulando a operação como um todo e por temas separados, por exemplo, o volume, o período e o tipo de peça, o estoque por setor, o tempo em que a peça está parada, os momentos em que são distribuídos mais itens, possibilitando um planejamento melhor das estratégias de gestão.
Segundo a coordenadora de hotelaria da Santa Casa, o investimento gera benefícios tanto para os pacientes quanto para a instituição. “A principal conquista, sem dúvidas, é a assistência mais eficiente, segura e voltada para o bem-estar dos pacientes, com produtos de ótima qualidade. Mas, devido ao controle em tempo real, poderemos também reduzir a taxa de evasão dos enxovais; afinal, tínhamos um grande índice de peças extraviadas e, com essa parceria, pretendemos reduzir ou eliminar esse número”.
O investimento em tecnologia para otimização dos processos reforça o compromisso da Santa Casa de Lorena de priorizar o bem-estar e a segurança dos pacientes. E, no contexto dinâmico da área de saúde, a iniciativa ainda ressalta a importância da gestão como ferramenta para aprimorar a assistência e melhorar a experiência do paciente, evitando possíveis lacunas e garantindo um fluxo contínuo de recursos essenciais.
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