• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Notícias

Santa Casa de Lorena amplia atendimentos do SUS em parceria com a Prefeitura

29/05/2024

A Santa Casa de Lorena firmou um novo convênio com a Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, para ampliar os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. Com essa parceria, a instituição hospitalar passa a oferecer agendamentos de consultas especializadas e exames de diagnóstico, atendendo à demanda reprimida do município.

Com infraestrutura ampla e equipada, a Santa Casa de Lorena já iniciou a abertura de agendas para os mutirões, programados para ocorrer em datas específicas. As especialidades médicas disponíveis incluem cardiologia, oftalmologia, urologia e ortopedia, enquanto os exames oferecidos abrangem colonoscopia, endoscopia, mamografia e raio-X, entre outros.

O superintendente da Santa Casa, Dario Costa, destaca que as negociações começaram na gestão do antigo Secretário Municipal de Saúde, Adailton José, a quem agradece por toda colaboração nesse processo, ao qual se dá continuidade como prioridade imediata na gestão da nova secretária de Saúde, Denise Bueno, afim de assegurar que os moradores de Lorena tenham acesso rápido e eficiente aos serviços especializados.

“A nova secretária de Saúde, Denise Bueno, nos solicitou que fizéssemos atendimentos de mutirão, para que a fila de espera fosse atendida o mais breve possível, agilizando o processo de diagnóstico e tratamento. E nós prontamente providenciamos a abertura das agendas e datas específicas, com o apoio do corpo clínico”, disse Dario Costa.

“Ela também nos solicitou que os pacientes que passarem nas especialidades médicas tenham suas demandas atendidas de forma integral, ou seja, caso necessitem de algum exame médico não disponibilizado pela Santa Casa de Lorena, que esses pacientes sejam direcionados imediatamente à regulação do município, para agendar de forma breve, já com retorno previsto ao especialista no hospital, para fins de agendamento cirúrgico ou fechamento do diagnóstico clínico”, concluiu o superintendente da Santa Casa de Lorena.

Essa parceria atende à principal missão que a nova secretária de Saúde, Denise Bueno, recebeu do prefeito Sylvio Ballerini: agilizar a fila de atendimentos especializados para que os munícipes tenham acesso aos serviços mais complexos, de modo que esses atendimentos que muitas vezes são procurados nos postos de saúde possam ser realizados pela Santa Casa de Lorena.

E através dessa iniciativa, o prefeito Sylvio Ballerini espera resolver todas as demandas reprimidas, ou seja, zerar as filas de espera que existem no município. A divulgação desses mutirões acontece por meio da imprensa local, das mídias da Prefeitura e, a partir do próximo mês, haverá carro de som passando nos bairros para informar toda a população que possui alguma demanda de saúde para comparecer ao posto de saúde mais próximo do seu bairro.

A atenção primária do município desempenhará um importante papel no processo, pois os moradores de Lorena que necessitarem de consulta médica com especialistas e exames complementares deverão procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, pois os atendimentos realizados pela Santa Casa serão agendados única e exclusivamente pela Secretaria Municipal de Saúde.

É importante que os munícipes mantenham seus dados pessoais atualizados, para garantir o contato eficiente e a confirmação dos atendimentos. “É fundamental que, caso não possam comparecer na data agendada, os pacientes comuniquem a unidade de saúde para remanejamento, evitando o absenteísmo, que tanto prejudica o sistema de saúde pública”, alertou Daiany Nogueira, gerente assistencial do hospital.

Vale ressaltar que, atualmente, cerca de 40% das consultas e exames agendados em Lorena registram faltas, o que contribui significativamente para a formação de filas nas consultas e exames pelo SUS. Portanto, em casos de impossibilidade de comparecimento, comunicar a unidade de saúde é possibilitar que outra pessoa na fila receba o tratamento.

MAIS LIDAS