• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Maria Luiza

Prof. Nelson Pesciotta

08/04/2016

No dia 16, sábado, às 14h30, ocorrerá na Fatea a reunião mensal da Academia de Letras de Lorena. Esta reunião será especial, muito especial. O prof. Nelson Pesciotta, principal fundador e organizador da Academia, um dos seus principais membros, estará despedindo-se, em mudança para os Estados Unidos. Bom para aquele país, já tão bem favorecido, e ruim para nós, que já não teremos a presença do homem culto, experiente, amigo de todos, sempre pronto a suscitar e a esclarecer dúvidas e a resolver problemas.

Na reunião, haverá o lançamento do livro biográfico sobre a vida do prof. Nelson, escrito pelo prof. Olavo Rubens, também membro da nossa Academia de Letras.

O prof. Nelson não é lorenense de nascimento, mas de coração, pois nos mais de 60 anos que morou em Lorena, aqui plantou profundas e fortes sementes da educação e da cultura, que fez nossa cidade crescer e aparecer mais, como também o nosso Vale.

Conversando com as amigas (queridas!), lembramos quando o prof. Nelson, então presidente do IEV, organizava visitas às cidades do Vale e às de outros estados; porém, próximas e vizinhas do Vale do Paraíba. Assim visitamos Juiz de Fora, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Quatis, Cantagalo, cidade de nascimento de Euclides da Cunha, no estado do Rio, entre várias outras. Em quase todas as cidades éramos recebidos por vereadores ou por representantes das autoridades, que nos falavam do que a cidade tinha e oferecia, como também do que a cidade precisava, salientando sempre o lado cultural. As nossas viagens em vans repletas são inesquecíveis e nos fizeram não só conhecer, como também valorizar mais o nosso querido Vale do Paraíba.

Estamos esperando que o prof. Nelson fique um pouco só nos Estados Unidos, mas que volte logo para Lorena, para perto não somente de seus filhos e netos, mas também de seus amigos, que aqui estarão esperando por ele. Se Deus quiser!

COLUNISTAS / Maria Luiza Reis

Maria Luiza Reis Pereira Baptista é diretora de escola aposentada, membro da Academia de Letras de Lorena, da qual é sócia fundadora. Membro do IEV (Instituto de Estudos Valeparaibanos) e autora do livro de poemas “Chuva Doce”. Foi colunista do Jornal Guaypacaré durante mais de dez anos, tendo escrito mais de 400 crônicas.

 


baptista@demar.eel.usp.br

MAIS LIDAS