• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Em poucas palavras

Quem ainda se interessa por leitura?

03/07/2015

O hábito da leitura tem sido objeto de estímulos ultimamente e o Ministério da Cultura preocupa-se com a preservação do mercado editorial. A verdade é que o brasileiro lê menos de 2 livros por ano, índice muito baixo; as bibliotecas públicas não avançam em aquisições e as pessoas não cultivam estímulos à leitura.
Seria interessante pesquisarmos quantas consultas são anualmente registradas nas bibliotecas públicas, inclusive as dos estabelecimentos de ensino. Um livro, hoje, é considerado caro, mesmo por quem prefere gastar apenas em bebidas e outros bens menos ‘culturais’, embora de preços maiores.
É verdade que jornais e revistas – hoje muito comuns – também lançam textos literários, mas o seu ‘consumo’ não é tão expressivo. Alguém se aventura numa pesquisa neste campo? Seria grande contribuição para os pensadores da cultura, no momento em que os currículos escolares começam a ser discutidos.
Versejando
Embora velho e cansado 
de esperança me sustento;
não vacilo um só momento
– sinto leve o meu fardo… 
 
Reflexão da semana 
A sobrevivência do periódico O Lince, de Aparecida, é surpreendente. Reabilita a cultura valeparaibana. Quem não o conheceprecisa conhecê-lo.
 
 

COLUNISTAS / Nelson Pesciotta

Membro da Academia de Letras de Lorena. Licenciado em Filosofia e Bacharel em Direito, jornalista e sociólogo. Aposentado do Magistério estadual, no qual foi professor, diretor de escola (só no antigo CEEN Arnolfo de Azevedo, atuou durante 15 anos) e supervisor de ensino. No ensino superior, lecionou na Unitau e na antiga Faenquil (hoje EEL-USP), da qual é patrono do Colégio Técnico.  Foi secretário de Educação e Cultura, em Lorena.

Manteve, por mais de 20 anos, coluna semanal no Jornal Guaypacaré.  Promoveu, durante muitos anos, o concurso de declamação Arnolfo Azevedo e outros certames culturais e cívicos.  Foi presidente do Instituto de Estudos Valeparaibanos.  Tem 91 anos de idade.


npesciotta@uol.com.br

MAIS LIDAS