Por Maria Auxiliadora Correa
Fonoclin Lorena
Claro que não é intencional por parte dos adultos, já que as primeiras palavrinhas são mais do que esperadas. Na maioria das vezes, os pais estão apenas tentando ajudar a criança.
Um dos erros mais comuns é corrigir a criança quando ela fala uma palavra incorreta ou repetir a palavra errada porque ficou “engraçadinho”.
Se os pais corrigem sempre a palavra errada, a criança pode ficar envergonhada e até irritada por ser constantemente corrigida e não querer falar mais. Já repetindo a palavra errada e achando graça, os pais estarão incentivando a criança a continuar a falar errado.
O ideal é repetir a palavra corretamente, mas sem corrigir. Se a criança diz “Olha o tatorro”, os pais devem responder enfatizando a palavra correta: “Cadê o cachorro? O que o cachorro está fazendo? Que bonito o cachorro!”. Indiretamente, eles estarão ensinando a criança sem serem rígidos ou até mesmo grossos.
Trocar o nome de um objeto por um mais fácil achando que ajudará a criança é errado também. Chamar a chupeta de “peta” ou a mamadeira de “tetê” faz com que a criança tenha que aprender duas palavras para um mesmo objeto, podendo prejudicar e atrasar o desenvolvimento da linguagem.
Dizer “Té o seu bunetu?” em vez de “Quer o seu boneco?”. Isso pode atrasar o desenvolvimento de alguns sons e os pais também estarão incentivando a fala errada.
Diminutivos não são bem vindos para os pequenos que estão começando a falar. Dizendo carrinho para carro ou gatinho para gato, os pais estão aumentando a palavra, dificultando o entendimento e a produção da fala.
Estimule o pequeno a dizer o que ele quer
Um dos artifícios que as crianças usam quando estão começando a desenvolver a fala é o gesto. Apontam para a água quando querem água, para o brinquedo quando querem brincar ou mesmo para a cama quando querem dormir. Se os pais simplesmente executam o desejo da criança, não estão criando nela a necessidade de falar. Falar é difícil para quem está começando, mas se apontando, já se tem o que quer, porque a criança vai querer falar? Os pais devem falar o que a criança quer antes de realizar o desejo; e se a criança já produz alguns sons, deixe que ela tente falar, mesmo que não saia o som correto, depois repita a palavra corretamente e faça o que a criança quer.
Uma das dicas mais importantes é conversar com a criança na sua altura, olho no olho. Abaixe-se e fale com os pequenos. Assim, eles poderão ter um modelo visual, verão os movimentos dos lábios e língua, além do modelo auditivo. Até os três anos, a criança pode falar alguns sonzinhos errados, mas todos devem entendê-la. Já aos cinco, a articulação da fala deve estar completa, usando muito bem a linguagem.
Qualquer dúvida, procure um fonoaudiólogo.
Fonoclin Lorena: 3157 3692
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