Luciane Molina é pedagoga, braillista e pessoa com deficiência visual. Possui pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e em Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade pela Unifei (Universidade Federal de Itajubá). Sua trajetória profissional inclui trabalhos com educação inclusiva, ensino do sistema Braille, da tecnologia assistiva, do soroban e demais recursos para pessoas cegas ou com baixa visão, além de atuar desde 2006 com formação de professores. Foi vencedora do IV Prêmio Sentidos, em 2011, e do IV Ações Inclusivas, em 2014, ambos pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPCD-SP). Também é palestrante e co-autora do livro Educação Digital: a tecnologia a favor da inclusão. Atualmente, integra a equipe técnica da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguatatuba (SEPEDI), com ações voltadas para a comunicação inclusiva, políticas públicas para pessoas com deficiência visual e Núcleo de Apoio às Deficiências Sensoriais.
Todos os dias aprendo um pouquinho sobre como ensinar pessoas com deficiência visual. Você, leitor, pode se perguntar: “mas ela não se diz especialista no assunto?” Ser especialista não é […]
É notável que a educação inclusiva tenha ganhado fôlego e um pouco mais de visibilidade dentro da educação básica. Professores que se deparam com alunos com deficiência e se veem […]
Mariana Prado, 32 anos, quase teve seu sonho de se tornar nutricionista interrompido. Aos 21, enquanto cursava a graduação, sua visão ficou muito comprometida devido a uma retinose pigmentar já […]
Enquanto trabalho, passeio ou leio um texto novo, fico buscando enredos e personagens para meus escritos. Cada acontecimento que se converte em história para ser contada, partilhada e projetada na […]
As fontes de estimulação visual são as principais responsáveis pela comunicação, que é estabelecida pelo olho humano ao distinguir alterações de forma, claridade, distância, cores, tamanho, entre outros atributos de […]
A comunicação inclusiva traz o conceito do empoderamento da pessoa com deficiência por meio do acesso à informação. Esse empoderamento implica ser capaz de decidir e de desempenhar tarefas rotineiras […]
Um dos momentos mais complicados e desconfortáveis na vida de uma pessoa cega é aquele que envolve dinheiro. Identificar as notas sempre foi algo difícil para quem não pôde contar […]