Autor: Allarte

A Allarte (Academia Lorenense de Letras e Artes), fundada no dia 24 de setembro de 2014, tem como objetivos: acolher em seu seio valores literários e artísticos, resgatar a história de nossa cidade, apoiar e desenvolver o culto das letras, das artes e do intelecto, valorizar escritores e artistas locais exaltando pessoas e datas significativas, promover a defesa da língua, dos valores morais e éticos que fundamentam a civilização ocidental e a formação brasileira.
Por Guto Domingues Respondendo essa questão deixada ao fim da última coluna, devo considerar alguns pontos: – A minha experiência e o testemunho da experiência de meus alunos. Embora eu não pretenda absolutamente definir nada, nem guiar ninguém em direção do meu gosto ou ao que acredito. Acho importante dividir esses pensamentos: Há definições que são pessoais e definições que são convencionadas. Vamos tratar das definições discutidas em sala de aula. Meus alunos em muitos casos dizem que música é para se divertir, para cantar, para apenas ouvir, para lembrar ou para ficar triste e ou alegre. Cada um tem…
Exatamente no dia 24 de setembro de 2014, nascia em Lorena a Academia Lorenense de Letras e Artes, a Allarte. Sob os ideais de seu patrono, o taubateano Monteiro Lobato, homem de múltiplas facetas, que passou a vida engajado em campanhas para colocar o país no caminho da modernidade, a Allarte veio com uma proposta inovadora e – por que não dizer – ousada. Uma Academia que não buscou a segurança dos moldes tradicionais, pelo contrário, aceitou o desafio de ser diferente. E como tudo que é diferente, a Allarte não teve um início de vida tranquila. Nesses dois anos,…
E será em uma noite especial. No sábado, 24 de setembro, a Academia Lorenense de Letras e Arte comemora seu segundo aniversário com uma programação imperdível, das 19h às 21h30, no Teatro São Joaquim. Confira a programação:
Será na Casa da Cultura, com a seguinte programação:
Respondendo essa questão deixada ao fim da última coluna, devo considerar alguns pontos: – A minha experiência e o testemunho da experiência de meus alunos. Embora eu não pretenda absolutamente definir nada, nem guiar ninguém na direção do meu gosto ou ao que acredito. Acho importante dividir esses pensamentos: há definições que são pessoais e definições que são convencionadas. Vamos tratar das definições discutidas em sala de aula. Meus alunos, em muitos casos, dizem que música é para se divertir, para cantar, para apenas ouvir, para lembrar ou para ficar triste e/ou alegre. Cada um tem a sua preferência. Muitos…
Desde quando iniciei a leitura dos primeiros livros, os clássicos infanto-juvenis, faço esta pergunta: o que torna alguém escritor? Será que estes seres tão especiais, como Stevenson, Érico, Twain e Clarice, entre tantos outros, simplesmente nascem com um dom que aflora naturalmente e os move de forma inexorável para a pena? – O dom, por si só, não quer dizer grande coisa. Sentir-se à vontade com as palavras, a ponto de arranjá-las de modo a surpreender e envolver, e até criar algumas, é requisito básico para um escritor de verdade. Só que a este talento natural é preciso acrescentar uma…
“O termo correspondente à “editora” em inglês é publisher (livros) ou record label (discos). Uma das etapas de produção do texto é a edição, e o profissional encarregado também é chamado de editor ou editor de texto. A editora contrata os profissionais de texto e arte para produção dos livros, custeia a impressão (gráfica), faz a divulgação e contrata uma distribuidora para colocar os livros nas livrarias, e media a interação dos leitores com autores”. Essa foi a definição encontrada numa pesquisa feita no Google, sobre a função da Editora. À primeira vista, parece muito fácil encontrar uma editora que…
Texto de “popularização da ciência” Por José Roberto Lopes “Uma ilusão. A distinção entre passado, presente e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão”. (Albert Einstein) “És um dos deuses mais lindos”, dizia sobre o tempo Caetano Veloso, em sua proverbial baianidade, mas definir o tempo, definir o que é o tempo… é uma tarefa difícil, muito difícil, senão impossível… Filósofos, físicos, matemáticos e pessoas de um modo geral e ao longo da história têm se debruçado sobre o assunto, sem jamais chegar a consenso algum e, portanto não serei eu a me lançar nesta tresloucada aventura. Contudo,…