• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Geral

Bate papo sobre jornalismo na Escola Municipal João Paulo I

06/11/2014
Por Graziela Staut
“O Lorenense” – Portal de Notícias
Um convite para um bate papo sobre jornalismo com os alunos do 4º ano A da Escola Municipal João Paulo I, no bairro Santo Antônio.  Alunos da disciplina Informática Educacional, com a professora Fernanda Moliterno, que trabalham, no momento, um projeto sobre jornais.  “Eles são agitados, Grazi. Prepare-se!”, brincou Fernanda.
Pois bem.  Preparei, com todo o carinho, um resumo de tudo o que é mais importante nesta área.  Ser jornalista, para mim, é mais do que uma profissão.  É minha missão trabalhar para contribuir na transformação positiva da minha realidade, da cidade que amo, Lorena.  Compartilhar um pouquinho do meu dia a dia com seres humanos em formação, para mim, seria uma honra.
Cheguei na manhã de hoje, 6 de novembro, preparada para encontrar uma “turma do barulho”.  Confesso que estava receosa de me acharem chata e de não se interessarem pelas histórias que eu tinha pra contar.  Afinal, na era da tecnologia e da informação, entreter jovens na faixa etária dos 9 aos 11 anos não é tarefa fácil.
Qual não foi minha surpresa quando fui recepcionada por uma turma educadíssima, atenciosa, que havia se preparado para aquele momento comigo.  Muitos até perguntas haviam listado. Deparei-me com alunos extremamente interessados na minha profissão, na minha história, nas minhas experiências.  Em alguns momentos, eram três ou quatro com o bracinho levantado, esperando o seu momento de fazer a pergunta.
Foram momentos que jamais vou me esquecer.  Dezenas de olhinhos brilhantes, curiosos, interessados, ávidos por conhecimento.  Mesmo assim, duvido que o encanto deles por mim e minha profissão tenha sido maior do que o meu por eles. Por todos e por cada um deles.  Não quero citar nomes para não cometer a injustiça de esquecer de algum, mas posso garantir: é uma turma simplesmente encantadora.
Ouvi de um dos alunos que, quando crescer, ele será jornalista. E que eu serei a inspiração dele!  Na hora, além de surpresa, senti-me honrada, engrandecida.  Jamais, em toda a vida, imaginei tamanha admiração por mim ou por minha profissão.
Após o bate papo e as perguntas, convidei a todos para uma foto, a fim de registrarmos em imagem os momentos que estarão para sempre em meu coração.  Surpreendi-me novamente quando recebi muitos beijos, abraços e – pasme, leitor – pedidos de autógrafos.  Uma fila.  Todos eles.  Foi o meu momento de estrela (rs)!
Ganhei algumas cartinhas de agradecimento e fui embora com gostinho de “quero mais”… Não consigo parar de pensar que esta é a maior gratificação que se pode ter, em qualquer profissão: o reconhecimento.  
Muito obrigada, meus queridos novos amigos!  
Muito obrigada, professoras Fernanda, Elaine Rocha, gestora Maria Auxiliadora Ballerini, vice-gestora Jociara Maria Cabral, coordenadora pedagógica Magaly Aquino e toda a equipe da Escola João Paulo I, pela confiança no meu trabalho e pela receptividade.  Parabéns a todas vocês, pela dedicação à educação, fazendo a diferença nas vidas que tocam!

MAIS LIDAS