Hoje em dia, a comunicação e o conhecimento estão cada vez mais acessíveis por meio dos celulares. É por meio destes aparelhos que acessamos a internet para nos comunicarmos, tirar fotos, fazer ligações de vídeo, pesquisar, ler notícias e acessar serviços essenciais e inúmeras ferramentas úteis ao dia a dia de qualquer indivíduo. No entanto, dados do IBGE apontam que cerca de 33 milhões de pessoas são idosas e, dentre elas, há uma grande parcela, cerca de 40%, que ainda não tem intimidade com a tecnologia mais popular de todos os tempos: os celulares com acesso a internet.
Mesmo em 2025, muitos idosos ainda se sentem desconfortáveis e incapazes de operar dispositivos móveis, por se considerarem inaptos. Para quebrar esse tabu, os alunos de Iniciação Científica Victor Barrero Pereira e Raul França, da Escola de Engenharia de Lorena (EEL), da USP, orientados pelo professor dr. Fabiano Bargos, do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais da EEL, desenvolveram o curso ‘Inclusão Digital na Terceira Idade’. A iniciativa oferece uma capacitação prática e acessível para o público 60+ com o objetivo de reduzir a exclusão digital entre os idosos.
Dessa forma, espera-se facilitar a comunicação, ampliar o acesso à informação e fortalecer os laços sociais, promovendo maior independência e inclusão dessa população na sociedade digital. Além do professor Fabiano Bargos, os alunos de Iniciação Científica Victor Barrero Pereira e Raul França também darão suporte aos participantes do curso.
As aulas acontecerão duas vezes por semana, na EEL (Bairro do Campinho), a partir do dia 2 de junho: às segundas e quintas-feiras, das 16h às 18h.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 29 de maio, via pelo formulário on-line https://shre.ink/eGfm. Aqueles que tiverem dificuldade, podem entrar em contato com o Victor (11) 99124-376 ou com o Raul (12) 98870-1731.
O curso é gratuito e os únicos requisitos são: ter 60 anos ou mais e ter um celular com acesso à internet.