A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Spotare, realizou na última quarta-feira, 22 de maio, no CAAPEL (Centro de Atualização e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação de Lorena), a abertura oficial do Programa CARE – Projeto Releitura: uma jornada de autoconhecimento, análise crítica e ferramentas para a pedagogia da escuta.
A iniciativa marca o início de um processo de formação continuada voltada a professores, gestores escolares e estudantes da rede municipal de ensino, com foco no desenvolvimento da autoestima, do autoconhecimento e da escuta ativa — competências fundamentais para a promoção de um ambiente escolar mais acolhedor e transformador.
O projeto terá duração de quatro meses e atenderá, inicialmente, alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II. A primeira unidade escolar contemplada será a Escola Municipal Francisco Prudente de Aquino.
O evento contou com a presença do prefeito Sylvio Ballerini, da secretária de Educação Sônia Aquino e da presidente do Instituto Spotare, Sandra Fernandes, além de diretores, gestores, supervisores escolares e professores. A coordenadora de Projetos Educacionais do Instituto Spotare, Vivi Távora, ministrou uma palestra sobre o programa.
A proposta também dialoga com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as habilidades do futuro propostas pelo Fórum Econômico Mundial, contribuindo para uma formação integral que prepara os alunos para a vida em sociedade e para o mundo do trabalho.
O Instituto Spotare é uma Organização da Sociedade Civil, que criou uma metodologia própria, que objetiva contribuir para o alcance das metas para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.