• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
COLUNISTAS

COLUNISTAS

VÍDEOS
COLUNISTAS / O Lorenense

Prefeitura anuncia nova secretária de Saúde

07/11/2014
Na apresentação, a nova secretária Imaculada Conceição Magalhães, o prefeito Fábio Marcondes e o presidente da Câmara, Luiz Fernando de Almeida Ribeiro

Fotos: Cláudio Ribeiro / Divulgação
Na manhã desta sexta-feira, 7 de novembro, o prefeito Fábio Marcondes apresentou oficialmente a nova secretária de Saúde do município, a psicóloga Imaculada Conceição Magalhães, que já assumiu o cargo imediatamente.
Com mais de 20 anos de experiência na gestão de saúde pública e ex-secretária de Saúde de Piquete, a psicóloga assume o cargo que há 3 semanas estava sendo ocupado pelo próprio prefeito, em razão do pedido de exoneração da então secretária de Saúde, Elisângela Rodrigues. “Assumi a Secretaria de Saúde para fazer um diagnóstico e hoje passo o cargo para a Imaculada Conceição com todos os balanços, para que ela possa dar continuidade aos trabalhos, mas com autonomia para aplicar  seu ritmo e conhecimento”, afirmou Fábio Marcondes, na solenidade.
O desafio da nova secretária é grande, pois a saúde pública municipal vem sendo motivo de críticas por parte da população, que reclama tanto do atendimento no Pronto Socorro quanto da falta de médicos especialistas para consultas na rede do município.
Porém, segundo o prefeito, este é um dos desafios da nova secretária: adequar os serviços oferecidos pela saúde municipal. “Lorena vinha prestando atendimentos de alta complexidade que vão além da obrigação do município. Precisamos dividir essas responsabilidades no atendimento de saúde, fazendo a distribuição desses atendimentos sem afetar o cidadão, encaminhando os pacientes aos locais de referência para os atendimentos e tratamentos necessários”, explicou Fábio Marcondes.
A nova secretária avalia o cargo como um desafio positivo. “Encontrei aqui uma equipe técnica qualificada e um prefeito com grande conhecimento na área da saúde; por isso, tenho certeza que teremos sucesso nessa nossa batalha”, afirmou.
Demissão de médicos
Durante a coletiva para a posse da secretária de Saúde, o prefeito falou também sobre a situação do grande número de demissões de médicos em Lorena. “O Ministério Público notificou e nós exigimos que os médicos cumprissem a carga horária de trabalho. Houve o desinteresse de mais de 50% dos médicos em se manterem no sistema e eles pediram demissão”, afirmou. 
Para Fábio Marcondes, o reflexo das demissões não gerou uma grande crise, visto que os médicos já não cumpriam a carga horária correta e prestavam poucos atendimentos, considerando que a situação ainda não é grave.
Segundo a assessoria de imprensa da administração municipal, para que a demanda por atendimentos não se acumule, a Prefeitura já enviou duas leis que serão votadas na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal, para a adequação do horário e salário dos médicos que continuaram em seus postos de trabalho e para a contratação emergencial de médicos especialistas, para cobrir o trabalho dos profissionais que pediram demissão.  

AME
Sobre o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), que está sendo construído ao lado do Pronto Socorro Municipal, o prefeito afirmou que, após a divulgação das especialidades que vão estarão disponíveis no município, a Prefeitura abrirá concurso público, com o objetivo de oferecer uma grande diversidade de especialistas atendendo na cidade.

COLUNISTAS / olorenense

MAIS LIDAS