• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Filatelia

Centenário da Sociedade Esportiva Palmeiras

10/11/2014

Vale registrar: no dia 26 de agosto de 2014, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou em São Paulo selo comemorativo ao centenário da Sociedade Esportiva Palmeiras. 

Foi por iniciativa de um jovem esportista e idealista da colônia italiana de São Paulo, Luigi Cervo (inspirado pela vinda de dois esquadrões italianos que enfrentariam as equipes que dominavam o futebol paulista, então formadas por imigrantes ingleses, escoceses, alemães e “quatrocentões”), e com o apoio de outro jovem, o jornalista Vicenzo Ragognetti, que, em 26/8/1914, a colônia italiana se organizou para a fundação do Palestra Itália. O clube já nasceu com fortes ambições, marcado pelo baile de apresentação com a presença de várias personalidades, empresários e o cônsul da Itália.

O selo mostra uma imagem de fundo que representa o gramado de um campo de futebol com listras verticais, em duas tonalidades de verde e, ao centro, se destaca o brasão oficial do centenário. 

O brasão, envolto por uma coroa de louros, passa uma mensagem de força, símbolo dos heróis vitoriosos, abraça o centenário como justa homenagem e reconhecimento ao valor do Palmeiras. 

O número 1, em algarismo romano, com os escudos do Palestra Itália e do Palmeiras sobrepostos, compõem o número 100 do seu centenário. Acima do 100 estilizado, contemplamos a frase ‘Vincit qui se vincit’ – ‘Vence quem vence a si mesmo’, uma expressão em latim que representa a garra e a perseverança do time. Abaixo do 100, aparece uma flâmula em movimento com os anos 1914 e 2014 em seu interior e, entre o 100 e a flâmula, em algarismos romanos, o dia e o mês da fundação do Clube. 

Na parte superior, entre os ramos da coroa de louro, as iniciais S.E.P., de Sociedade Esportiva Palmeiras, completam o brasão e destacam as iniciais do nome do clube palestrino. O selo apresenta as bordas em verde, branco e vermelho, as cores da Itália.

COLUNISTAS / José Antonio

José Antonio Bittencourt Ferraz é professor da Rede Estadual aposentado, filatelista, numismata, jornalista filatélico e presidente do Clube Filatélico e Numismático de Lorena.


ferjos@uol.com.br

MAIS LIDAS