• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Por que brincar?

03/12/2014

Com a mudança no estilo de vida, as crianças, por um lado estimuladas pela tecnologia, perderam seu espaço e interesse pelas brincadeiras mais simples.
O brinquedo veio resgatar e acrescentar vantagens altamente significativas ao desenvolvimento infantil.
Muitos adultos acreditam que brincar é perda de tempo ou uma ação improdutiva. Isso é um grande engano, pois trata-se de uma experiência enriquecedora.
É por meio do brinquedo que a criança constrói a compreensão do mundo, experimentando novas situações e aprendendo a lidar com as dificuldades que a vida apresenta.
O brinquedo estimula a curiosidade, a iniciativa, a autoconfiança, a aprendizagem, a linguagem, o pensamento, a criatividade, a atenção, a concentração, valores e responsabilidades.
No brinquedo a criança aprende a expressar seus conflitos e dificuldades, o que certamente contribui para a construção da sua identidade e autonomia.
Entende-se que, através do brinquedo, a criança aprenda a expressar idéias, tomar decisões, fazer escolhas, interagir e integrar-se ao ambiente.
Ao brincar, as crianças desenvolvem capacidades e habilidades de que irão se beneficiar para o resto da vida.
O brinquedo deve ocupar um lugar de destaque na prática educativa, seja na família ou na escola.
É fundamental que o educador (pais ou professores) leve em consideração a contribuição que o brinquedo traz  para o desenvolvimento infantil, valorizando assim o ato de brincar.
O brinquedo estimula:

– organização;
– criatividade e imaginação;
– regras e valores;
– socialização e interação;
– linguagem e expressão;
– autonomia e independência;
– memória, atenção, raciocínio lógico.
– desenvolvimento motor;
– aceitar a perda.

COLUNISTAS / Meg Lorenzo Castilho

Margarida Maria de Lorenzo Castilho Nunes é psicóloga, pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade, professora de pós-graduação de Psicopedagogia, brinquedista (criadora da Brinquedoteca do Clube Comercial de Lorena), especializando-se em Neuropsicologia.  Em sua clínica, realiza atendimento psicológico e psicopedagógico para crianças, adolescentes, adultos e idosos.


meglcnunes@yahoo.com.br

MAIS LIDAS