• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Em poucas palavras

A capoeira

11/12/2014

O tempo decorrido de uma atividade humana qualquer pode mudar-lhe o apreço coletivo.  Penso isso ao registrar que a Capoeira – prática bem antiga entre nós – acaba de ser oficialmente considerada patrimônio nacional imaterial.
Atividade de caráter folclórico, ritmada, foi por algum tempo proibida e considerada imoral, porque os movimentos aproximavam um homem e uma mulher, como na umbigada… Hoje é até cultivada nas escolas.

COLUNISTAS / Nelson Pesciotta

Membro da Academia de Letras de Lorena. Licenciado em Filosofia e Bacharel em Direito, jornalista e sociólogo. Aposentado do Magistério estadual, no qual foi professor, diretor de escola (só no antigo CEEN Arnolfo de Azevedo, atuou durante 15 anos) e supervisor de ensino. No ensino superior, lecionou na Unitau e na antiga Faenquil (hoje EEL-USP), da qual é patrono do Colégio Técnico.  Foi secretário de Educação e Cultura, em Lorena.

Manteve, por mais de 20 anos, coluna semanal no Jornal Guaypacaré.  Promoveu, durante muitos anos, o concurso de declamação Arnolfo Azevedo e outros certames culturais e cívicos.  Foi presidente do Instituto de Estudos Valeparaibanos.  Tem 91 anos de idade.


npesciotta@uol.com.br

MAIS LIDAS