Por Lelienne Ferreira Alves Pereira Calazans
Membro da Academia Jovem de Letras de Lorena
Durante nossa existência, passamos por diversos momentos de comemoração. Aniversários, formaturas, viradas de ano, nascimentos, etc. E neste dia 6 de dezembro, às 16 horas, um grupo de pequenos sonhadores celebrou mais uma solenidade em suas vidas: a cerimônia oficial de posse dos jovens escritores na Academia Jovem de Letras de Lorena (AJLL).
A cerimônia ocorreu no auditório Clarice Lispector, cedido pela Fatea. E contou com a presença de amigos e familiares dos acadêmicos, além de convidados de honra.
Teve início com musicalidade, fornecida por Lucas Siqueira, que agradou a todos através de seu violão. Em seguida, a abertura oficial foi regida pelo prof. dr. Adilson Gonçalves, presidente da Academia de Letras de Lorena (ALL), que com suas cativantes palavras falou da ideia incipiente e ousada da formação da AJLL, do processo seletivo, de suas expectativas e receios sobre a mesma, mas principalmente sobre o orgulho dos jovens membros estarem seguindo em frente com seus ideais.
A cerimônia prosseguiu com o motivador discurso da profª Ms. Olga Arantes, também membro da ALL, intitulado “O jovem e a literatura”. Mostrando aos jovens escritores e a todos os convidados a importância da juventude, seja esta em que idade estiver, na literatura, ademais a importância de se ler. Tudo isto através de textos e histórias de ícones como Clarice Lispector, Ruth Guimarães e até mesmo por meio de filme, como Fahrenheit 451.
Logo em seguida, o vice-presidente da AJLL, Gustavo de Paula Rodrigues Alves, entregou uma homenagem ao idealizador da mesma AJLL, o prof. dr. Nelson Pesciotta, membro da ALL, que proferiu palavras de agradecimento e incentivo para os jovens presentes.
Em continuidade, veio o momento mais almejado para cada um dos acadêmicos: a posse de sua cadeira e a medalha, delicadamente ornamentada com o símbolo da Academia, que eles próprios criaram, e os dizeres “AJLL – Membro Fundador”. Um por um foi chamado a assinar sua posse, receber sua medalha das mãos de um membro que compunha a mesa, e tomar sua cadeira. Foi um momento de muito nervosismo, alegria e muitas e muitas fotos.
Depois, todos os acadêmicos já empossados, de pé, proferiram seu juramento perante todos, prometendo compromisso com as letras, a sociedade e uns com os outros, servindo de exemplo para as futuras gerações. Após o juramento, houve o discurso inspirador da profª drª Juraci Faria, vice-presidente da Academia Pindamonhangabense de Letras; suas fascinantes palavras nos mostraram a importância de jovens acadêmicos para impulsionar novos talentos. Despertando e cativando a imaginação e sonhos de todos.
O diretor de eventos da AJLL, Danilo Passos Santos, em seguida, teve a palavra para falar da coletânea virtual que a AJLL organizou e que será lançada em fevereiro de 2015. E por último, a presidente da AJLL, Julia Siqueira Pinheiro, fez um breve discurso sobre o que é ser um jovem acadêmico e agradecendo a ajuda e presença de todos, deu fim a solenidade.
Nesta tarde de sábado, um grupo de pequenos sonhadores celebrou mais uma comemoração em suas vidas. Uma cerimônia singela e ao mesmo tempo reluzente, pelo brilho nos olhos de cada jovem empossado. Jovens com um futuro cheio de surpresas, dificuldades, magia e curiosidades pela frente. Mas, acima de tudo, jovens que têm algo a nos falar, a nos mostrar e compartilhar. E agora, jovens membros da Academia Jovem de Letras de Lorena.
Fotos de Regina Rousseau.