• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Os perigos do bullying na escola

15/01/2015

O bullying é um fenômeno que só recentemente ganhou mais atenção. É um termo utilizado para descrever uma forma de assédio, intimidação ou ameaça, geralmente por alguém que está em condições de exercer sua força ou poder sobre o outro mais fraco e desprotegido.
É uma forma de comportamento agressivo e repetitivo, podendo ser direto ou indireto. O bullying direto é a forma mais comum nos agressores do sexo masculino, enquanto o indireto é mais comum no sexo feminino, que é caracterizado pelo isolamento social da vítima, com comentários maldosos, intimidação, ridicularização e apelidos.
Ao contrário do que muitos pensam, o bullying não acontece somente no ambiente escolar, mas também em ambientes de trabalho, faculdade, dentro de famílias. Pode ocorrer de um professor para determinado aluno. Enfim, onde exista uma estrutura de poder entre o agressor e a vítima.
O agressor geralmente se caracteriza por uma personalidade forte, autoritária, controladora, hostil, intolerante e usa a força para resolver seus problemas. 
É importante que os pais e professores estejam atentos a qualquer dos sinais de bullying. Muitas vezes, a criança que é vitimizada tenta esconder o que está acontecendo por vergonha ou medo.
Alguns aspectos a observar
– Características do agressor:
Na escola: – faz brincadeiras e gozações
            – comportamento desdenhoso e hostil
            – difama, ridiculariza, põe apelidos
                  – faz ameaças, dá ordens
    – domina, subjuga, intimida
 Em casa:  – atitudes desafiantes com os pais
– Características da vítima:
Na escola: – isolado, procura ficar com os adultos
                  – tímido, triste, deprimido, aflito
                  – desleixado nas tarefas
                  – apresenta machucados
Em casa: – dores de cabeça, falta de apetite, dores de barriga
                – oscilação no humor, irritação
                – regressa com as roupas rasgadas e sujas
                – não quer ir à escola. Não tem amigos
– Como evitar?
Na família – É importante manter o diálogo com afeto e confiança. Evitar atitudes de superproteção, porém, observar e manter contato com a escola.
Na escola – É necessária a observação constante, supervisão e atenção aos sinais de violência; não admitir rótulos ou apelidos.
*A atenção na dose certa é fundamental no processo de crescimento do ser humano.
Para fazer contato com a psicóloga Margarida (Meg), mandando opiniões, idéias para artigos ou discutindo dúvidas, envie e-mail para: meg@olorenense.com.br.

COLUNISTAS / Meg Lorenzo Castilho

Margarida Maria de Lorenzo Castilho Nunes é psicóloga, pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade, professora de pós-graduação de Psicopedagogia, brinquedista (criadora da Brinquedoteca do Clube Comercial de Lorena), especializando-se em Neuropsicologia.  Em sua clínica, realiza atendimento psicológico e psicopedagógico para crianças, adolescentes, adultos e idosos.


meglcnunes@yahoo.com.br

MAIS LIDAS