A adaptação é um processo que pode ser definido como um esforço para se adequar a uma nova situação. Inicia-se com o nascimento e nos acompanha no decorrer de toda a nossa vida.
A cada nova situação com a qual nos deparamos, é um risco ou desafio que enfrentamos; e isso nos leva a diferentes reações e desconfortos.
A criança, quando entra na escola ou quando está retornando de um período de férias, passa por conflitos e angústias nesse momento de transição.
Sabemos que no período de adaptação, muitas crianças choram e não querem ficar na escola, pois para elas é assustador ter que enfrentar esse mundo tão diferente, cheio de pessoas desconhecidas, onde as regras e limites são diferentes do que ela está acostumada. Sentimentos diversos estão presentes nesse período. Os pais ficam angustiados e inseguros, muitas vezes aumentando a ansiedade da criança.
Cabe à equipe escolar acolher e compreender essas reações com paciência, usando intervenções que ajudem a criança e a família a ultrapassar essas dificuldades, criando vínculos de segurança e ao mesmo tempo a confiança necessária para o bem estar do aluno.
O desenvolvimento infantil é influenciado pelo contato da criança com o ambiente que a cerca; por essa razão, a adaptação a uma nova situação traz tantos conflitos e inseguranças para toda a família.
O processo de adaptação envolve a todos, ou seja, não depende só da criança, mas também da disposição dos pais de deixarem a criança aos cuidados de outros.
Essa dinâmica de relações favorece transformações que vão promovendo mudanças significativas no comportamento da criança. Essas novas experiências vão favorecer a conquista da autonomia, da cooperação, da socialização, da aprendizagem e, em consequência, a sua participação no mundo.
É necessário ainda que a escola e a família sigam juntas nesse processo com respeito e confiança, para que essa nova etapa seja alcançada de forma gratificante para todos.
***********************************************************
Entre em contato com a psicóloga, dê sua opinião, tira suas dúvidas. Email: meg@olorenense.com.br







