• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
COLUNISTAS

COLUNISTAS

VÍDEOS
COLUNISTAS / O Lorenense

Dengue em Lorena: estado de alerta decretado

06/02/2015
Já são 63 casos confirmados e número de casos suspeitos não para de subir. Vale repetir: única arma contra nova epidemia é a eliminação de criadouros. População precisa ajudar, pois o risco de nova epidemia é cada vez maior
Na manhã desta sexta-feira, 6 de fevereiro, este Portal de Notícias postou matéria a respeito da situação da dengue em Lorena. Dados atualizados agora no início da tarde apontam para um agravamento da situação. Os 54 casos confirmados subiram para 63. Destes, segundo o educador de Saúde da Vigilância Sanitária, David Quadros, 62 são autóctones, ou seja, de pessoas que contraíram a doença em Lorena mesmo.  E os novos casos suspeitos continuam a ser registrados todos os dias, em média de 3 a 5 pessoas. 
Por ter ultrapassado os 60 casos, foi decretado estado de alerta na cidade. Até então, a situação era considerada de risco, de acordo com a orientação do Grupo Técnico do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado) e da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias do Estado).
Passar da situação de risco para estado de alerta significa que a probabilidade de enfrentarmos uma nova epidemia é cada vez maior. E 90% dos focos de dengue estão em áreas privadas, afirma David Quadros. “O controle da dengue é tentar baixa a infestação tanto quanto for possível”. Como se faz isso? A única arma que a cidade tem é a eliminação de criadouros. E só.
“O Poder Público agindo isoladamente não tem capacidade de evitar a proliferação do mosquito e dos riscos que esta situação oferece. Onde não há este mosquito não há risco de transmissão da doença. Pouco criadouro = menos mosquito da dengue = menor risco de transmissão do vírus”, registra David, que realiza, neste momento, uma palestra sobre o assunto na ADPM, no Parque Mondesir, para cerca de 500 professores da Rede Municipal de Ensino.
Portanto, a população precisa ajudar.  Confira mais detalhes na matéria publicada hoje pela manhã: javascript:nicTemp();

COLUNISTAS / olorenense

MAIS LIDAS